segunda-feira, 29 de abril de 2013

Unesco: “Toda criança precisa de um professor”


Este é o tema da campanha da Semana de Ação Global sobre Educação para Todos; segundo a agência da ONU, sem educadores a escola é apenas um prédio.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura lança a partir deste domingo, 21, até 27 de abril, a Semana de Ação Global sobre Educação para Todos.

O tema da campanha deste ano da Unesco é “Toda Criança Precisa de um Professor”. O foco está no papel vital do professor para alcançar as metas de educação.

A Semana de Ação Global é uma campanha da sociedade civil organizada anualmente para promover o direito das crianças a uma educação de qualidade.

Influência

A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, afirmou que os professores representam a maior influência e a força mais poderosa em relação ao acesso, igualdade e qualidade no setor de educação.

Para Bokova, o mundo não alcançará as metas da ONU de “Educação para Todos” sem os professores.

Prioridades

Entre as principais prioridades da Unesco, estão o treinamento, seleção, status, manutenção e as condições de trabalho dos professores. Para a agência da ONU, sem educadores a escola é apenas um prédio.

Ainda segundo a organização, o professor é o elemento-chave da “Primeira Iniciativa de Educação Global do Secretário-Geral e também parte indispensável da agenda de desenvolvimento global pós 2015.

Desafios

Bokova afirmou que existem vários desafios. Na Tailândia, por exemplo, o sistema educacional enfrenta problemas com salas de aula superlotadas e crianças que falam idiomas diferentes.

Os professores enfrentam também discriminação e trabalham em áreas de risco, onde estão ocorrendo conflitos armados.

Mas a Unesco afirma que o desafio principal da profissão está em números. São necessários 6,8 milhões de professores para que se possa alcançar a meta de educação primária para todas as crianças até 2015.

Fonte: Rádio ONU.

CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...