sexta-feira, 5 de abril de 2013

ONU pede ação nos últimos 1.000 dias dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Da Agência Brasil

A Organização das Nações Unidas (ONU) e entidades parceiras em todo o mundo irão celebrar os últimos 1.000 dias até abril de 2015, data limite para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), com o intuito de inspirar ações futuras. “Os ODMs são o maior esforço global de combate à pobreza da história”, afirma o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

A partir de amanhã, 5 de abril, data que marca o início da contagem regressiva, até 12 de abril de 2015, a ONU vai incentivar governos, parceiros globais e a sociedade civil para ressaltar o MDG Momentum: 1,000 Days of Action de diversas formas.

Mídias sociais serão de extrema importância na contagem regressiva. Uma onda global nas mídias sociais – com mais de mil minutos seguidos de programação online – irá promover a hashtag #MDGmomentum e o alerta ao mundo para alcançar as oito metas com a aproximação de 2015.

As metas são: erradicar a pobreza extrema e a fome; alcançar a educação primária universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e reenergizar as ações de todos os parceiros globais para a mudança.

“Mas ultrapassar os grandes desafios para colocar o meio ambiente e os serviços naturais no centro do desenvolvimento sustentável e as vidas de 7 bilhões de pessoas continua sendo um trabalho em curso. A Rio+20 proporcionou novos e inspiradores caminhos para alcançar essa meta, incluindo direcionamentos da transição para a Economia Verde. A agenda de desenvolvimento pós-2015 traz uma nova oportunidade para alcançarmos objetivos baseados em noções mais amplas de riqueza – da água limpa do planeta até florestas, solos e atmosfera – e a urgência em desassociar o crescimento econômico da geração de poluentes e da exploração exagerada de recursos naturais”, completa o subsecretário Geral da ONU e Diretor Execurtivo do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Achim Steiner.
O site global sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio terá uma página dedicada às ações, com diversos materiais para as mídias sociais e iniciativas organizadas por agências da ONU e outros parceiros.
Para saber mais:



CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292, 3º andar, sala 02 - Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel  9807-3974
E-mail:
cepro.rj@gmail.com
Blog:
http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter:
http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 

 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...