domingo, 21 de abril de 2013

Passageiros dos trens da Central viveram experiência inédita neste fim de semana


da Agência Brasil
 
Neste fim de semana, os 500 mil passageiros que diariamente usam os trens da SuperVia tiveram a chance de fazer uma viagem mais agradável e, ao mesmo tempo, refletir sobre o trajeto que é parte de seu cotidiano. Em uma experiência inédita, o grupo teatral Cia. Marginal, em parceria com a atriz e diretora Joana Levi, estreou o espetáculo IN_TRÂNSITO Odisseias Urbanas, peça itinerante que será encenada até o dia 13 de maio nas plataformas e nos vagões dos trens do ramal Saracuruna da concessionária.

Inspirado em uma obra clássica, a Odisseia, de Homero, o espetáculo começa e termina na Central do Brasil, passando pelas estações de São Cristóvão, Triagem, Manguinhos e Bonsucesso. Durante duas horas, o elenco de sete atores faz um paralelo entre a viagem mítica de Ulisses de volta para casa, contada no poema épico grego, e a aventura diária dos usuários dos trens urbanos.

"Ao intervir na viagem cotidiana das pessoas, nós buscamos fazer com que elas vejam com novos olhos, mais sensíveis, os lugares por onde passam todos os dias”, diz Joana Levi, idealizadora e diretora do espetáculo, junto com Isabel Penoni. A encenação está inserida na proposta de levar a arte aos espaços públicos. O projeto IN_TRÂNSITO, que ganhou o Prêmio Montagem Cênica 2011, tem patrocínio da Petrobras e apoio da Secretaria Estadual de Cultura.

As intervenções cênicas ocorrem em cada estação do trajeto e também no interior dos vagões, entre uma parada e outra da composição. “Barcos são iguais a vagões, mar igual a trilhos. As ilhas percorridas por Ulisses na Odisseia são aqui representadas pelas estações”, explica Isabel Penoni.

Diretora teatral, atriz e antropóloga, Isabel Penoni é fundadora da Cia. Marginal, grupo formado por atores moradores da Maré, o maior complexo de favelas do Rio de Janeiro. Desde 2005 atuando no cenário teatral carioca, a Cia Marginal já ganhou vários prêmios. Em 2011, levou ao palco do Teatro Maria Clara Machado, no Planetário da Gávea, na zona sul da cidade, o espetáculo Ô, Lili!, que retratava a vida de presidiários.

Joana Levi, por sua vez, tem em sua trajetória como atriz atuações em peças de José Celso Martinez Correa e de Cacá Carvalho, dois nomes consagrados do teatro brasileiro. Segundo Joana, os ensaios realizados desde a última segunda-feira (15) nos próprios trens mostram que a iniciativa terá uma receptividade muito boa, que ela espera se estenda até aos que não são usuários dos trens. “Para aqueles que não costumam viajar de trem, o espetáculo é uma oportunidade para que façam a experiência e com isto ampliem um pouco a visão e a dimensão que têm da nossa cidade”, diz a diretora.

IN_TRÂNSITO Odisseias Urbanas será encenado aos sábados e domingos, às 15h, e às segundas-feiras, às 14h. O ponto de partida é a Plataforma 12 da Estação Central do Brasil. O espetáculo é gratuito, mediante a compra do bilhete do trem, que atualmente custa R$ 3,10.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ
  

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...