quinta-feira, 18 de abril de 2013

IBGE lança mapa com síntese de dados do Censo 2010 sobre população indígena


da Agência Brasil
 
Em comemoração ao Dia do Índio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou a publicação O Brasil Indígena, que traz a síntese dos dados demográficos da população indígena sistematizados pelo Censo do IBGE/2010. O documento, produzido em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), foi lançado nesta quinta-feira (18), no Memorial dos Povos Indígenas.

A publicação será distribuída em escolas, instituições públicas e instituições que trabalham com os povos indígenas. O Censo 2010 contabilizou 896 mil pessoas que se declaram ou se consideram indígenas. O estudo revela um crescimento da população indígena em relação ao Censo 2000, quando 294 mil pessoas se declararam indígenas. De acordo com a publicação, o crescimento se deve ao “número de pessoas que se reconheceram como indígenas, principalmente nas áreas urbanas do país”.

“A publicação demonstra a recomposição demográfica dos povos indígenas no Brasil e mostra o quanto eles contribuem para a formação do povo brasileiro”, disse a presidente da Funai, Marta Azevedo.

Na ocasião também foi aberta a mostra Arte Karajá – Iny Bededyynana, que traz a produção da cultura material do povo Karajá, com destaque para a ritxoko, cerâmica produzida pelas mulheres da etnia e que foi tombada pelo  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural do Brasil em 2012. Com cerca de 3.000 mil indivíduos, o povo Karajá é originário da Bacia do Rio Araguaia, entre os estados do Tocantins, do Pará, de Mato Grosso e Goiás.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ
  

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...