34% dos entrevistados afirmam incorporar o tema nos processos de gestão e 26% nas estratégias do negócio
Pesquisa realizada pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio)
em agosto com 105 profissionais de diversos setores, mostra que 99% das
empresas já inserem a sustentabilidade em suas práticas e gestão. As
questões foram respondidas durante o 2º Seminário de Sustentabilidade da
Amcham, em São Paulo.
Dos participantes, 34% afirmam incorporar o tema nos processos de
gestão e 26% nas estratégias do negócio. Outros 21% dizem adotar
políticas e procedimentos para atender à legislação, como um custo para
fazer negócios, e 18% já influenciam na mobilização para um amplo
envolvimento do mercado nas questões de sustentabilidade. Apenas 1% dos
entrevistados diz ainda não inserir o tema em suas práticas e
responsabilidades.
“Podemos ver como o tema da sustentabilidade vem evoluindo dentro das
empresas e contribuindo para o desenvolvimento delas. Se fizéssemos
essa pesquisa há 10 anos, veríamos a maioria das companhias negando a
sustentabilidade ou adotando práticas para atender à legislação”, diz
Daniela Aiach, diretora de Sustentabilidade da Amcham.
Entre os principais benefícios citados estão o estímulo à cultura de
inovação e visão de longo prazo (33%); maior eficiência na gestão e
redução de riscos (32%); o senso de orgulho junto ao público interno e
melhoria do clima organizacional (21%); melhoria da imagem e reputação
(14%); e acesso a mercado, crédito e financiamentos (1%).
Principais desafios
Na pesquisa, 25% dos respondentes disseram que o descompromisso de
executivos é o principal desafio para o avanço da sustentabilidade nas
empresas. A falta de visão e comprometimento da alta liderança
(conselheiros, CEO, acionistas e diretores) vêm em segundo lugar, com
14%.
Para 25%, a maior barreira é a falta de incentivos de mercado
(clientes, fornecedores e consumidores), crédito e financiamentos que
estimulem a gestão para a sustentabilidade. “O mercado não está fechado
para a sustentabilidade, mas é preciso incentivar a capacitação dos
fornecedores e stakeholderspara que possam atender às novas demandas das
empresas por operações mais sustentáveis”, explica Daniela.
Além disso, 17% afirmam que dificuldades com o resultado financeiro
não permitem avanço com o tema. E 19% destacam também a falta de
incentivos governamentais. “A sustentabilidade não é prioridade para o
governo e todos os processos que envolvem o tema, como aprovação e
regulamentação de produtos mais sustentáveis, são muito burocráticos”,
diz.
Prêmio Eco
As inscrições para o Prêmio ECO 2014, realizado pela Amcham Brasil
(Câmara Americana de Comércio) desde 1982, foram prorrogadas até 12 de
setembro. Podem candidatar-se empresas de todo o país, públicas,
privadas ou de economia mista, e de todos os portes.
Ao longo de três décadas, o prêmio mobilizou 2.211 companhias
nacionais e multinacionais, responsáveis por inscrever 2.698 projetos.
Informações sobre inscrições, regulamento, julgamento e cases vencedores das edições anteriores estão no site www.premioeco.com.br. A cerimônia de premiação acontecerá em 5 de dezembro, na sede da Amcham, em São Paulo.
Fonte: Plurale.
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