quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Concerto sinfônico inicia comemorações dos 21 anos da Ação da Cidadania


Da Agência Brasil

As comemorações dos 21 anos do projeto Ação da Cidadania, criado em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho (1935-1997), serão abertas nesta sexta-feira (26), às 20h, com apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e do Coro Sinfônico da Associação de Canto Coral. O Concerto da Cidadania, com entrada franca, será no Centro Cultural Ação da Cidadania, na zona portuária do Rio de Janeiro.

Com regência do maestro Jésus Figueiredo e direção artística de Fernando Bicudo, o programa do concerto inclui obras de Villa-Lobos, Ernani Aguiar e do padre José Maurício Nunes Garcia, considerado o maior compositor do Brasil colonial. O Concerto da Cidadania terá ainda a participação de quatro destacados solistas do canto lírico brasileiro: o tenor Jacques Rocha, o barítono Fabrizio Claussen, a soprano Juliana Franco e a meio-soprano Lara Cavalcanti.

De acordo com Fernando Bicudo, “o concerto é um encontro de gerações, um encontro com a excelência da trajetória musical do povo brasileiro. É um tributo aos 21 anos da Ação da Cidadania e, acima de tudo, um tributo à memória do Betinho”.

O evento integra o projeto Docas Dom Pedro II, um Patrimônio da Região Portuária a Revelar, uma iniciativa da Ação da Cidadania, com apoio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região Portuária, que ocorrerá de amanhã (26) até 3 de outubro. Como parte do projeto, será aberta no dia 1º de outubro uma exposição sobre o prédio das Docas, que contará com palestra do compositor e escritor Nei Lopes sobre o tema Os Negros da Saúde, Religião e Samba, além de apresentação da peça O Cheiro de Feijoada, texto de Thomas Back, interpretado pela atriz Iléa Ferraz.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292, 3º andar, sala 02 - Bairro Nova Esperança – centro - Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel  9807-3974
 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...