terça-feira, 9 de setembro de 2014

Brasil sedia congresso internacional de resíduos sólidos

Encontro reúne, em São Paulo, mil pessoas de 68 países.

Representantes de 68 países estão reunidos em São Paulo para trocar experiências, apresentar seus trabalhos e debater a gestão sustentável dos resíduos sólidos. É a primeira vez que o evento, organizado pela Internacional Solid Waste Association (Iswa), ocorre no Brasil. O Congresso Mundial de Resíduos Sólidos, que acontece até a próxima quarta-feira (10/09), reúne mais de mil participantes.

“A realização de um congresso como esse proporciona a multiplicação e divulgação de boas práticas na gestão de resíduos, ampla circulação de ideias, reflexão sobre o que está acontecendo na escala global e na escala local” declarou o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ney Maranhão, na manhã desta segunda-feira (08/09), na abertura do evento. “Contribui para o estabelecimento de uma sociedade mais sustentável, mais resiliente quanto à geração de resíduos e sua gestão.”

Avanços

O secretário destacou que em apenas quatro anos a Política Nacional de Resíduos Sólidos conseguiu avanços significativos e conquistou o amplo apoio da sociedade brasileira, demonstrado pela participação registrada na IV Conferência Nacional do Meio Ambiente que teve como tema central os resíduos sólidos. Mais de 3.500 municípios participaram das conferências municipais. Todos os estados fizeram suas conferências estaduais e elegeram 1.200 delegados. “A IV Conferência deixou um recado da sociedade: temos pressa, não queremos mais lixões em nossas cidades, queremos reciclagem e disposição ambientalmente adequada de rejeitos. A sociedade brasileira não quer a continuidade desse quadro”, destacou. Maranhão ainda ressaltou o emprenho do governo federal para a inclusão dos catadores de materiais recicláveis.

Para o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), e vice-presidente da ISWA, Carlos Silva Filho, uma das questões a serem abordadas no encontro é o impacto econômico de uma gestão inadequada. “Não são só impactos ambientais. Perde-se muito dinheiro, muitos recursos”, afirmou. “Tudo o que é descartado, poderia voltar para o ciclo produtivo na forma de matéria-prima ou na forma de energia.” Diversas iniciativas inovadoras na gestão dos resíduos serão apresentadas no encontro, com destaque para trabalhos brasileiros.



CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292, 3º andar, sala 02 - Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel  9807-3974
E-mail:
cepro.rj@gmail.com
Blog:
http://cepro-rj.blogspot.com/
Twitter:
http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 

 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...