quinta-feira, 30 de maio de 2013

CEPRO: CINCO ANOS LUTANDO PELA CULTURA DE DIREITOS EM RIO DAS OSTRAS.




Caros(as) Amigos(as) do CEPRO:

                                   É TEMPO DE FESTA E REFLEXÃO.   

Em 30 de maio de 2008, é fundado no município de Rio das Ostras, estado do Rio de Janeiro, o Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras (CEPRO). Uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, que investe suas ações sociais a partir de alguns pilares: Educação, Arte, Cultura, Infância e Juventude, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Cidadania. Definimos em nosso estatuto social como ação  prioritária atender às crianças e aos adolescentes em situação de risco ou não,  além de jovens e adultos. E ainda trabalhando a cidadania e o resgate da autoestima, investindo em projetos socioculturais e de geração de renda.
Durante esses cinco anos pudemos perceber que os desafios foram muitos principalmente o de  promover a democratização de oportunidades através do ativismo e da mobilização da sociedade.

É evidente que esse processo de fortalecimento da cidadania e da política social é longo e penoso. No entanto, este compromisso é fundamental para que possamos cumprir as obrigações assumidas com nossa sociedade e, assim, contribuir para erradicar a pobreza, reduzir as desigualdades sociais e construir uma sociedade mais livre, justa e solidária, conforme o Art. 3.º da Constituição Federal, que estabelece os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

CEPRO norteia seu projeto segundo duas convicções: a de CUIDAR de crianças e jovens em situação de risco e de suas famílias, promovendo ações que não sejam assistencialistas, mas permanentes; e, ao mesmo tempo, a de CRIAR oportunidades aos assistidos para que possam aprender a ganhar com seus próprios esforços ampliando suas chances de melhorar a qualidade de vida de suas famílias.

Com esse compromisso, o CEPRO é uma organização civil que tem como propósito apoiar, gratuitamente, a população de Rio das Ostras. Além de contribuir na luta pelo processo de democratização da sociedade brasileira e de inclusão social de parcela carente de políticas públicas.

Nosso projeto está voltado para a promoção da cidadania, da cultura, da arte, da educação e da inclusão social, atendendo a crianças, jovens e adultos, moradores de Rio das Ostras, em especial do bairro Residencial Praia Âncora, onde se localizava o antigo “lixão” da cidade.

Realizamos este sonho através dos projetos: Biblioteca Popular “Patativa do Assaré”, que se desdobra na Oficina de ContAção de História e na Ciranda da Leitura; Varal do Cordel; Projeto Reforço Escolar e Acompanhamento;  Cidadania, Arte e Cultura; Inclusão+Digital; Brinquedoteca; Oficina de Arte e Reciclagem (artesanato e geração de renda); Oficina Ambiental e na participação e divulgação das campanhas pela Defesa dos Direitos Humanos.

Por fim, almejamos que  neste momento do 5º Aniversário do CEPRO celebremos com alegria e reflexão, revivendo nossa história: o aprendizado de anos de militância e a persistência na construção de uma sociedade mais justa e fraterna para todos e todas.

Agradecemos  o apoio e o incentivo aos Projetos do CEPRO.

Muito Obrigado

Rio das Ostras, 30 de maio de 2013.

Diretoria do CEPRO
UM PROJETO DE CIDADANIA, EDUCAÇÃO E CULTURA EM RIO DAS OSTRAS.



CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...