domingo, 5 de maio de 2013

Brasil reduz 32% o consumo de sacolas plásticas em 5 anos



Foram desperdiçadas menos 5,8 bilhões de sacolinhas no varejo brasileiro desde a criação do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, iniciado em 2007: uma redução de 32% em cinco anos.

O resultado é melhor que a meta estipulada, de 30%, revela levantamento realizado pela Plastivida Instituto Socioambiental dos Plásticos em conjunto com a Abief (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis) e com o INP (Instituto Nacional do Plástico).

“Nossa estratégia foi criar um selo de qualidade baseado na Norma ABNT 14.937/2010 e popularizar a ideia para que os fabricantes passassem a produzir somente sacolas que suportem até seis quilos”, conta Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e do INP.

Além da produção de sacolas mais fortes, o programa focou também em treinar os empacotadores nos locais de vendas para orientar o consumidor a usar menos, já que elas agora são mais resistentes.
“No Rio Grande do Sul, o consumo era de 2 sacolas por cliente, durante os meses de julho e dezembro de 2011. No mesmo período de 2012, passou a ser de 1,5″, conta.

Atualmente, o programa está presente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Goiânia, Recife, Blumenau, Florianópolis e Brasília, entre outras, e deverá ser ampliado para mais capitais.
“Acreditamos que o problema está no desperdício e no descarte incorreto do plástico. Por isso queremos avançar com as ações e focar, principalmente, em educação ambiental”, afirma Bahiense.



CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292, 3º andar, sala 02 - Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel  9807-3974
E-mail:
cepro.rj@gmail.com
Blog:
http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter:
http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 

 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...