quarta-feira, 2 de julho de 2014

Exemplos por todo o mundo demonstram a popularização das fontes alternativas

Há pelo menos trinta anos se fala que no futuro fontes como a solar e a eólica ocuparão local de destaque na matriz energética mundial assim que ficarem mais eficientes e baratas. Pois novos números e instalações parecem deixar claro que este futuro finalmente chegou.
Aqui em nosso país, um projeto inaugurado em maio está chamando mais atenção agora, graças à Copa do Mundo.

A cada novo jogo em Belo Horizonte, a visão panorâmica do Mineirão mostra a enorme estrutura fotovoltaica instalada na cobertura do estádio. A usina é formada por seis mil módulos com uma potência instalada 1,42 MWp, o suficiente para atender 900 residências.

Já em Florianópolis, foi inaugurada na última sexta-feira (27) a maior instalação fotovoltaica da América Latina integrada a um prédio público. Localizada na sede da Eletrosul, a usina possui uma potência instalada de 1 MWp e é composta por 4,2 mil módulos solares, distribuídos em dez mil metros quadrados.

eolicamelckalema 300x193 Exemplos por todo o mundo demonstram a popularização das fontes alternativas 
Alemanha

Em uma das maiores potências do setor em energias alternativas, a Alemanha, foi alcançada no dia nove de junho a marca histórica de 50,1% da demanda por eletricidade sendo atendida por instalações fotovoltaicas.

Também foram divulgados dados locais, e o estado de Mecklenburg-Vorpommern comemorou ter gerado mais energia do que necessita – tudo por fontes renováveis – e começou a vender o excedente para a União.

“Atendemos mais de 120% de nossa necessidade por energia através das renováveis. Mecklenburg-Vorpommern se tornou um exportador de energia verde, e a principal razão para isso foi o desenvolvimento de instalações eólicas e solares”, afirmou Rudolf Borchert, porta-voz do Partido Social Democrata, que governa o estado.

Mecklenburg-Vorpommern possui 1,6 milhão de habitantes e é famoso por seus parques naturais e atrações turísticas. Mais de 1.600 turbinas eólicas estão localizadas no estado.

EUA

Dos Estados Unidos vêm dois novos recordes, com os estados da Califórnia e do Texas divulgando números impressionantes.

A Califórnia gerou no dia primeiro de junho 4,7GW em energia solar, batendo a marca anterior alcançada em março de 4,1GW. De acordo com o Operador do Sistema do estado, a fotovoltaica responde atualmente por 6% da matriz.

No Texas, é a geração eólica que chama a atenção, com 10,2GW, ou 30% da matriz. O governo local estima que ainda neste ano a geração eólica ultrapasse os 12GW.

Fonte: CarbonoBrasil.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292, 3º andar, sala 02 - Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel  9807-3974
E-mail:
cepro.rj@gmail.com
Blog:
http://cepro-rj.blogspot.com/
Twitter:
http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...