Projeto Semeando o Bioma Cerrado leva oficina de educação
ambiental à escola de Santa Maria (DF) com sugestões para nova abordagem
das disciplinas curriculares.
Brasília, 9/4/2014 – “Não tem como não acolher a proposta de
preservação pelo conhecimento que está no projeto Semeando o Bioma
Cerrado. Aqui, temos aluno que se acalma embaixo das árvores da escola
quando em surto e esta reação é visível”, relata a diretora do Centro de
Ensino Especial 01 localizado na cidade satélite de Santa Maria (DF),
Cláudia de Fátima Borges. Os cerca de 80 professores da escola
receberam, nesta quarta-feira, a oficina de educação ambiental do
projeto que sugere nova abordagem na transmissão das disciplinas da
grade curricular, focada no ambiente dos alunos, o Cerrado.
De acordo com o coordenador do projeto, Rozalvo Andrigueto, a
degradação sofrida pelo bioma nos últimos 50 anos é maior do que a
verificada na Mata Atlântica em mais de 500 anos de Brasil. “Nesta
segunda fase do projeto Semeando o Bioma Cerrado, conscientizar
professores sobre a necessidade de preservação da área é um dos grandes
desafios”, assinala.
Deficiência e consciência - A média etária dos mais
de 300 alunos do Centro de Ensino Especial de Santa Maria está entre
sete e 21 anos, todos portadores de diferentes quadros de necessidades
especiais, alguns com múltiplas deficiências no organismo. “Mas dentro
dos limites que enfrentam nossos alunos também podem ser colaborativos
na preservação. Eles têm consciência, o cognitivo da maioria está
preservado. Eles compreendem e sabem a importância do meio ambiente”,
descreve Cláudia. A diretora vislumbra a inserção de pontos apresentados
na oficina da professora Rosângela Correa nos eixos temáticos da
proposta pedagógica da escola.
O Centro possui um Parque Ecológico onde a professora Márcia Ehms de
Abreu busca conscientizar alunos e professores sobre o compromisso
ambiental de cada um. “A gente vai fazer o que vimos aqui. Contamos com a
vontade efetiva da direção em quebrar a cultura de repetir e já
conseguimos incluir educação ambiental na proposta pedagógica”, enfatiza
ao destacar a importância da oficina ser oferecida na escola em Santa
Maria. O que há em curso de formação acontece em Brasília, fica difícil
participar, diz.
Márcia ressalta a proposta de educação voltada aos valores no projeto
Semeando o Bioma Cerrado, que integra a Rede de Sementes do Cerrado e é
patrocinado pela Petrobras. “O aluno especial tem um potencial enorme
para esta proposta. Eles não estão aqui só para aprender ler e calcular,
mas para aprenderem a ler a si próprios e o mundo em que vivem”, frisa a
professora que está estudando fitoterapia e Etnobotânica e é
carinhosamente chamada de “raizeira” pelos colegas. “A gente se cura
aqui com as ervas do Parque Ecológico”, confirma a diretora referindo-se
aos chazinhos de Márcia.
Ecologia humana - A antropóloga e professora da UnB,
Rosângela Correa, apresentou aos professores sua linha de
desenvolvimento da ecologia humana, onde salienta que a primeira casa
que nos abriga é o corpo e em seguida o ambiente. Destaca, porém que
“não somos donos da natureza, apenas fazemos parte dela”.
Durante a apresentação do DVD ABCerrado que inclui uma série de
sugestões para serem aplicadas em salas de aula e até planos de aula com
a realidade do Cerrado aplicada à alfabetização, matemática, física e
nas atividades lúdicas, Cláudia frisa que entre os 3 R’s da preservação
(Reciclar, Reutilizarar e Reduzir) é preciso associar o R de “recusar” o
que nos faz mal. “O que apresentamos aqui são sugestões que serão
adaptadas à realidade de cada professor e de cada escola, mas quando
aplicadas em coletivo, sem resistência, mostram respostas
gratificantes”, sublinha.
O projeto Semeando o Bioma Cerrado conta com a parceria da Associação
dos Amigos da Floresta (AAF) na área de educação ambiental e, para a
presidente Mery-Lucy Souza, é relevante levá-lo a um centro educacional
para portadores de necessidades especiais, pois “não podemos falar em
meio ambiente sem inclusão”.
Legislação - A introdução da educação ambiental na
rotina dos processos pedagógicos tem princípios definidos na Política
Nacional de Educação Ambiental, por meio da Lei nº 9795/99; na Política
Distrital de Educação Ambiental, por meio da Lei nº 3233/06; nos
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s); na Carta da Terra e nas metas
para o milênio estabelecidas pela ONU.
Cerrado - O Cerrado brasileiro é o segundo maior
bioma do País com uma área de cerca de dois milhões de quilômetros
quadrados (quase 205 mil campos de futebol) que envolve 11 estados da
federação desde a região Norte até o estado do Paraná, na região Sul.
Mas o bioma corre o risco de ficar restrito às unidades de conservação,
terras indígenas e áreas impróprias à agricultura até 2030, se o ritmo
atual de degradação continuar. Restam cerca de 45% dos dois milhões de
quilômetros quadrados originais deste bioma onde pouco mais de 2,2% está
protegido em unidades de conservação.
Projeto - Em dois anos, o Projeto Semeando o Bioma
Cerrado deve: catalogar 3.600 árvores matrizes; demarcar 60 áreas de
cerca de 10 hectares cada como área preservada; restaurar cinco hectares
de áreas já degradadas; sensibilizar e capacitar tecnicamente 635
pessoas diretamente e 2.480 indiretamente para produzir mudas florestais
nativas em condições ambientalmente corretas e economicamente
sustentáveis. O projeto prevê ações para serem implementadas no Distrito
Federal, em Goiás e no Mato Grosso.
Fonte: Semeando o Bioma Cerrado
CEPRO – Um
Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
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