quarta-feira, 30 de abril de 2014

Brasil teve 45 violações graves à liberdade de expressão em 2013


Desses casos, 12 terminaram com morte. Para a ONG Artigo XIX, esse é um número incompatível com o Estado democrático de Direito

Denunciar a posse irregular de terras, o extrativismo ilegal, crimes ambientais e o contrabando foram alguns dos motivos que levaram ativistas a serem assassinados no Brasil em 2013. Doze pessoas foram mortas em um total de 45 ataques graves à liberdade de expressão no último ano, de acordo com o relatório Violações à liberdade de expressão da ONG Artigo XIX. Para a entidade, “esse é um número incompatível com o Estado democrático de Direito”.

Jornalistas, blogueiros e comunicadores em geral foram um alvo mais comum do que defensores de direitos humanos em geral. Segundo o relatório, comunicadores sofreram 15 ameaças de morte, 2 sequestros, 8 tentativas de assassinato e 4 homicídios. Defensores de direitos humanos, porém, foram vítimas de mais homicídios – oito foram assassinados no último ano. Além disso, houve uma tentativa de assassinato e 7 ameaças de morte.

Para a entidade, as consequências dos ataques não se resumem àqueles sofridos pelos seus alvos diretos. “Impedir a liberdade de expressão de um defensor de direitos humanos não é somente uma ameaça individual, mas também funciona como uma maneira de desviar a atenção do tema da mobilização e do ativismo político desses defensores, ou seja, impedir que pautas maiores e de maior complexidade social sejam discutidas pela sociedade e possivelmente abordadas de maneira transformadora,” diz o relatório da entidade.

Funcionários públicos foram a maioria entre mandantes

Políticos, policiais e outros funcionários públicos são suspeitos de serem os mandantes na maioria dos atentados relacionados a comunicadores, em 23 dos casos. Em outras quatro ocorrências há pessoas ligadas ao crime organizado e, em duas delas, empresários são suspeitos. No caso dos defensores de direitos humanos, em 11 dos casos a suspeita é a de que os mandantes tenham sido produtores rurais ou extrativistas.

Os dados foram coletados a partir de matérias publicadas em diversos veículos de comunicação e outras redes, além de relatos de testemunhas dos casos. Depois, a ONG se aprofundou em cada caso, fazendo entrevista com as vítimas, pessoas próximas a elas, ativistas e autoridades. A íntegra do relatório pode ser acessado no site da entidade.

Fonte: Carta Capital.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...