O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM das cidades
brasileiras foi divulgado no último dia 29 de julho pelo Programa das
Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. Os dados revelam um
expressivo avanço do País ao longo dos últimos 20 anos, mas também
mostram que a Educação se mantém como o principal desafio.
Inspirado no IDH global, publicado anualmente pelo PNUD, o IDHM é
composto por três variáveis: Educação, Longevidade e Renda. Entre 1991 e
2010, no Brasil, o índice cresceu 47,5% – de 0,493 para 0,727. O
desempenho de uma determinada localidade é melhor quanto mais próximo o
indicador for do número um. É considerado como “muito baixo” o IDHM
inferior a 0,499 e como “alto” o índice entre 0,700 e 0,799.
O subíndice Educação é o que mais compromete o desempenho do País. Em
2010, a área teve pontuação de 0,637, enquanto os subíndices Renda
(0,739) e Longevidade (0,816) alcançaram níveis maiores. Mesmo sendo o
componente com pior pontuação, foi na Educação que mais houve avanço nas
duas últimas décadas.
Em relação ao índice de 0,279 registrado em 1991, o crescimento em
Educação representa um salto de 128%. “Saímos de um patamar muito baixo e
isso mostra o esforço que o país fez na área. Mas ainda não estamos
bem. O IDHM Educação é o que menos contribuiu e onde temos os maiores
desafios para superar”, avaliou Marco Aurélio Costa, do Instituto de
Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, um dos parceiros na realização do
estudo.
Saiba mais
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Pnud:
Rede de desenvolvimento global da ONU. Faz parcerias com todas as
instâncias da sociedade para ajudar na construção de nações que possam
resistir a crises, sustentando e conduzindo um crescimento capaz de
melhorar a qualidade de vida de todos.
Índice do Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM: O
IDHM é um índice que mede o desenvolvimento humano de uma unidade
geográfica. Como o IDH foi concebido para ser aplicado no nível de
países e grandes regiões, sua aplicação no nível municipal tornou
necessárias algumas adaptações metodológicas e conceituais.
Fonte:Blog Educação.
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