sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Cinema popular é inaugurado durante Festival do Rio

da Agência Brasil
 
Uma sessão especial com o mesmo filme que abriu na noite de ontem (27) o Festival do Rio 2012 - Gonzaga – de Pai para Filho - inaugurou no final da tarde de hoje (28) o CineCariocaMéier, na zona norte da cidade. Localizado no Imperator – Centro Cultural João Nogueira, o novo complexo tem três salas, com um total de 377 lugares, e abrirá para o público a partir de 12 de outubro, com ingressos a preços populares – R$ 10 em média.

O CineCarioca Méier é o segundo da rede de cinemas populares criada pela prefeitura do Rio com o objetivo de democratizar o acesso à cultura. O primeiro foi o Cine Nova Brasília, que desde 2010 funciona no Complexo do Alemão. Este ano, segundo a RioFilme, empresa da prefeitura carioca para o setor audiovisual e uma das patrocinadoras do Festival do Rio, a sala já recebeu cerca de 60 mil espectadores, com uma taxa de ocupação que em julho chegou a 83%.
A exemplo do ano passado, o Cine Nova Brasília está integrado nesta edição à programação do Festival do Rio, apresentando uma seleção inédita de animações, comédias românticas e dramas, permitindo aos moradores do Alemão terem uma pequena amostra do variedade cinematográfica do evento. Filmes de destaque das mostras nacionais e internacionais do festival, entre eles Gonzaga e Argo, produção americana dirigida por Ben Affleck, foram programados para a sala.

Com o apoio da RioFilme, o Festival do Rio começa a transbordar do seu circuito convencional, concentrado na zona sul e no centro da cidade, além da Barra da Tijuca, na zona oeste, para espaços onde o cinema brasileiro raramente chega. É o caso, nesta edição, da Quadra Livre da Cidade de Deus, na zona oeste, do recém-inaugurado Parque de Madureira e das Arenas Cariocas Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, e Dicró, na Penha, todos na zona norte. Todas as sessões têm entrada franca.

Também integra a programação o cinema itinerante do CineTelaBrasil, patrocinado pela Concessionária CCR, que está na Penha apresentando destaques da Premiére Brasil, incluindo o vencedor do troféu de melhor filme de 2011, A Hora e a Vez de Augusto Matraga, dirigido por Vinicius Coimbra.

Considerado pela diretora do festival, Ilda Santiago, como um dos destaques desta edição, o Cinema na Praia, que já foi uma das marcas do evento, está de volta a partir do dia 4 de outubro, com um telão armado em frente ao Hotel Copacabana Palace.

A estreia é com The Pleasure Garden, o primeiro filme de Alfred Hitchcock, de 1926, em versão recentemente restaurada e exibida em Londres, nas Olimpíadas deste ano. Em 5 de outubro, será exibido, também com entrada franca e a partir das 20h, o clássico Dr. No, primeiro filme do agente secreto 007, no filme interpretado por Sean Connery. O filme estará completando neste dia 50 anos de lançamento.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292, 3º andar, sala 02 - Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail:
cepro.rj@gmail.com
Blog:
http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter:
http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 

Nenhum comentário: