Mesmo estando mais presente na agenda de discussões da sociedade, a
sustentabilidade é um tema que as pessoas já entenderam, mas ainda não
incorporam completamente ao seu dia a dia. Isso é o que afirma o
Instituto Akatu, ONG que está por trás da Edukatu,
uma rede de aprendizagem virtual que busca, por meio de atividades
educacionais lúdicas e interdisciplinares, estimular práticas de
sustentabilidade e o consumo consciente no país entre estudantes de 6 a
14 anos. Considerada a primeira do gênero, a comunidade virtual entrou
no ar nesta quarta-feira (11) e já pode ser acessada gratuitamente por
professores e alunos de todo o país.
Tendo como um dos principais objetivos incentivar a troca de
conhecimentos e práticas entre os professores e alunos sobre os temas
sócio-ambientais, a Edukatu permite que os docentes possam montar
projetos e, assim, trabalhar de forma interativa com os seus alunos as
temáticas da sustentabilidade e do consumo consciente. É preciso apenas
alguns minutos para criar um perfil
– o de professor ou o de aluno – e usufruir das funcionalidades da
plataforma. “Nossa proposta maior é a inclusão do consumo consciente
dentro da educação formal, como tema transversal que pode ser trabalhado
em diversas disciplinas do currículo em todas as escolas”, diz a
gerente de educação do Akatu, Silvia Sá.
Dessa forma, assuntos como planejamento financeiro, ciclo da água,
coleta seletiva ou impactos do homem no meio ambiente podem ser
trabalhados de forma complementar ao aprendizado em sala de aula por
meio do ambiente virtual da Edukatu. Para tanto, foi criada uma seção
especial para que o professor crie seu projeto de aula, de curso ou
atividade extra. Trata-se do seção intitulada “Circuito”, um espaço de
navegação guiada, onde os alunos aprendem sobre os temas selecionados
pelo professor por meio de quizzes, vídeos e jogos educativos, sempre
dentro da lógica de fases e de desafios a serem cumpridos até o fim do
percurso do circuito montado. Todas as atividades são divididas por
nível de ensino ao qual pertencem os estudantes.
“A ideia é não ter um aprendizado unidirecional. Práticas conscientes
não podem ser impostas. Por isso, o projeto conta com uma plataforma
totalmente interativa”, afirma o diretor-presidente do Akatu, Helio
Mattar. E para que a experiência proposta nas atividades montadas pelos
professores – sempre a partir das ferramentas disponibilizadas pela
plataforma –, a Edukatu ainda possui outros espaços de interlocução. Na
aba “Na Mochila”, os participantes podem consultar notícias sobre
educação para a sustentabilidade, planos de aulas envolvendo os 4Rs – as
práticas de repensar, reduzir, reutilizar e reciclar – e analisar
outros projetos que já foram incluídos pela plataforma por outros
professores espalhados por todo o Brasil.
E como outros ambientes de aprendizado, a exemplo do popular EdModo, a
Edukatu tem no “Rede” um mural eletrônico onde professores e alunos
podem fazer contato e compartilhar experiências. Se surgir dúvida,
quando requisitado, mediadores do Akatu entrarão na conversa para
esclarecer qualquer ponto ou questionamentos sobre a melhor forma de
navegação pelo ambiente virtual. É possível também pela página inicial
da aba “Rede”, checar o estágio de evolução dos circuitos que o usuário
participa. Há ainda um espaço para checar quantas “medalhas” já foram
garantidas pelos alunos depois que eles conseguem concluir as atividades
propostas pelo professor.
Desenvolvido por meio de um processo colaborativo que envolveu
especialistas em educação, em consumo consciente, sustentabilidade e
cultura digital, antes do lançamento realizado hoje, a Edukatu teve que
passar por uma série de testes. Durante a fase piloto feita no primeiro
semestre deste ano, a ferramenta pode ser aperfeiçoada depois que 400
alunos e professores de 16 escolas públicas de todas as regiões do
Brasil testaram a ferramenta. A partir do lançamento, a ideia é que mais
objetos digitais de aprendizagem, especialmente os jogos, sejam
adicionados às atividades que podem ser criadas no ambiente virtual.
Fonte: O Porvir.
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