domingo, 23 de fevereiro de 2014

BNDES patrocinará 25 projetos culturais no primeiro semestre


da Agência Brasil

Vinte e cinco  projetos culturais  de todas as regiões brasileiras receberão  patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no período de março a agosto deste ano.  O valor do patrocínio, entretanto, será definido somente após negociação das contrapartidas com os proponentes, informou a assessoria de imprensa do banco.

De acordo com anúncio feito pelo BNDES, das 658 inscrições consideradas válidas para a seleção, foram escolhidos  para apoio  dez projetos de cinema, oito de música, cinco de literatura e dois de dança. A inscrição ocorreu pela internet entre 13 de novembro e 18 de dezembro do ano passado.

Em 2013, o valor investido em eventos culturais foi cerca de  R$ 22 milhões.  Segundo a Gerência de Patrocínio do banco, a seleção de projetos apoiados teve uma periodicidade diferente. Na primeira etapa, de março a julho de 2013, foram selecionados 22 projetos. Na segunda, de agosto a dezembro, foram mais 17.

Na relação dos contemplados deste ano na área cinematográfica, destaque para  o Festival Internacional de Documentários; a Mostra de Cinema de Ouro Preto – CineOP; o Cine Fest Brasil-Montevidéu e Buenos Aires; o Festival Latino Americano de Cinema Ambiental Itinerante- FestCine Amazônia 2014; o Festival Internacional de Animação do Brasil; o Festival Ibero-americano de Cinema. O patrocínio do BNDES beneficiará também os projetos  Cine PE Festival do Audiovisual de 2014, o 3º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, o Festival de Cinema de Gramado  e o 12º Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici).

Na área de música, os selecionados foram a Temporada 2014  da  Sinfônica Heliópolis (SP), o projeto Mimo 2014 (PE/RJ/MG), o Plano Anual Cultural do Mozarteum Brasileiro (SP), o 27º  Festival Internacional de Música do Pará (PA), o 3º Festival de Música Barroca de Alcântara (MA), o Festival Moacir Santos 2014 (RJ/SP/MG), a quarta edição do projeto Música Estrada   (AC/RO) e o 5º  Circuito Musica Brasilis (RJ/MG/RS).

A 1ª Festa Literária Internacional das Periferias do Brasil – Flupp (AM/PE/BA/PR/SP) está entre os projetos  selecionados para o apoio do banco em 2014. Os demais foram a Primavera dos Livros (SP), a  6ª Festa Literária de Pirenópolis – Flipiri (GO), a 12ª Festa Literária Internacional de Paraty (RJ) e a  23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (SP).

Na parte da dança, os contemplados foram a oitava edição do projeto Vivadança – Festival Internacional (BA) e o Festival de Joinville  (SC). Segundo o BNDES, a escolha considerou  as “características e o mérito de cada projeto, além da distribuição regional e temporal dos eventos”. O objetivo foi  “evitar concentração excessiva em um determinado local ou mês do ano”, explicou a assessoria da instituição.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...