A escola deve ser o espaço privilegiado para o exercício da
cidadania. Isso significa preparar as pessoas para que elas saibam
encarar o seu papel na sociedade. Para tanto, é preciso construir um
processo participativo e democrático, que começa por transformar o
ambiente escolar em um cenário que reproduza o que ocorre no dia a dia.
Daí que se não tivermos o devido cuidado com nossas crianças e
adolescentes, não alcançaremos o objetivo maior da educação, que é
formar cidadãos capacitados a entender e enfrentar os desafios do mundo.
A construção desse olhar passa, necessariamente, pelo fortalecimento
dos conselhos de escola, que não podem ser encarados como algo
burocrático.
Os tempos são outros. Pais, professores e funcionários devem ter uma
participação ativa nesse processo, auxiliando inclusive na sua
organização. Em Santo André, na região do ABC paulista, em um universo
de 32 mil alunos da rede municipal de educação, mais de 11 mil pessoas
votaram na criação desses conselhos em cada um dos estabelecimentos de
ensino.
O desafio, permanente, é que os conselhos sejam ouvidos e tenham uma
atuação significativa para criar uma escola aberta à participação de
toda a comunidade. Mas é preciso ir além e avançar mais para
consolidarmos um ambiente escolar efetivamente democrático. Por isso,
nossa decisão de engajar os próprios estudantes, por meio de
representantes escolhidos por eles, nas reuniões dos conselhos.
A ideia é que os alunos possam pensar em propostas para a cidade de
seus sonhos. Ou seja, é o cidadão ultrapassando, de fato, os limites do
muro da escola. Para incentivar isso, há, inclusive, o Plano Plurianual
Estudantil, ocasião em que a “cidade do futuro” é discutida por quem irá
viver nela.
Esse esforço todo resultou na criação dos conselhos mirins. Alunos de
até dez anos se organizam para construir um ambiente educacional mais
interessante, significativo e autônomo. Com isso, estamos incentivando
nossos pequenos cidadãos a participar da construção de uma cidade mais
humana, alegre e feliz.
Gilmar Silvério é professor da rede estadual de ensino e secretário de Educação de Santo André (SP).
Fonte: Portal Aprendiz.
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