quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Atividades de rua marcam mobilização indígena

Cerca de 1,3 mil pessoas desceram a Esplanada dos Ministérios em passeata em defesa da Constituição e dos direitos indígenas (©Greenpeace/Tico Fonseca). 

Na tarde desta terça-feira (01), mais de 1,3 mil pessoas protestaram na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em defesa da Constituição Brasileira – que completa 25 anos no próximo sábado (05) – e do direito dos povos tradicionais. Participaram índios, quilombolas, ativistas, estudantes, professores, pequenos produtores rurais e trabalhadores do campo.

Entoando cantos e portando faixas e cartazes, os manifestantes saíram do acampamento armado em frente ao Congresso Nacional e passaram pela Praça dos Três Poderes, onde mais cedo o Greenpeace hasteou uma bandeira de apoio à Mobilização Nacional Indígena, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Palácio do Planalto.

Enquanto isso, em São Paulo, ativistas do Greenpeace aproveitaram a madrugada para realizar uma intervenção urbana nos bairros Moema, Perdizes e Lapa. Adesivos que diziam “Sob Ameaça”, além da hashtag #DiretosIndigenas foram colados em quarenta placas de ruas com nomes indígenas. A atividade faz parte da Semana de Mobilização Nacional Indígena, que acontece de 30 de setembro a 05 de outubro em todo o país.


Nesta quarta-feira (02), às 17h, está marcado um ato em frente ao MASP, em São Paulo. Estão previstas outras atividades em pelo menos mais seis capitais, além de cidades do interior do Brasil e do exterior, como Londres, Paris e Berlim.

As principais reivindicações da mobilização são a demarcação das Terras Indígenas e dos territórios quilombolas, a manutenção do atual procedimento demarcatório dessas áreas e o arquivamento dos inúmeros projetos legislativos que tramitam no Congresso e que pretendem restringir os direitos dessas populações, em especial sobre suas terras, como a PEC 215 e o PLP 227.

Fonte: greenpeace.org.br


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ


Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...