Somos mais de sete bilhões de habitantes no planeta. Já que não
existe uma única pessoa igual à outra, não faz sentido pensar que todos
aprendem da mesma forma. Não seria muito mais eficiente entendermos a
melhor forma de aprender de cada aluno, bem como seus pontos fortes e
fracos e trabalhar suas habilidades e dificuldades específicas? Por
acreditar que a personalização é a melhor forma de aperfeiçoamento do
ensino, criamos, em 2011, a Geekie,
empresa que busca ampliar e aplicar o conceito de adaptabilidade do
aprendizado por meio da tecnologia, beneficiando alunos, professores e
redes de escolas.
Os benefícios da aplicação do ensino adaptativo compartilhado de
termos de inovação em educação alcançam todos os envolvidos no processo
de educação, sejam eles alunos, professores ou gestores escolares. Na
perspectiva individual, a vantagem da personalização para os alunos é a
possibilidade de se mapear suas principais deficiências de aprendizagem e
desenvolver um plano de estudos focado em suprí-las, no ritmo e no
formato de conteúdo que faz mais sentido para cada um. A informação gera
autonomia de estudo, auxiliando o aluno na identificação clara dos
pontos em que precisa se aperfeiçoar para atingir suas metas.
Atualmente, nas salas de aula, o que se percebe é que os alunos têm
ritmos diferentes entre si. De um modo geral, o professor adapta-se à
média da turma e, embora a maioria dos alunos o acompanhe, alguns estão à
frente e outros ficam para trás, o que gera um ciclo vicioso que traz
deficiências no aprendizado. Nesse sentido, as ferramentas de mapeamento
do esforço de um aluno, individualmente ou como grupo, funcionam como
fortes aliadas no processo de construção de uma sala de aula adaptativa.
Com as análises de desempenho em mãos, os professores podem criar
diferentes estratégias de ensino de acordo com o estágio de cada aluno
ou grupo de alunos e tornam-se mediadores de diferentes situações de
aprendizado, mais personalizadas e eficientes.
Além disso, mesmo quando usadas paralelamente às aulas, as
ferramentas de aprendizado adaptativo auxiliam o professor no
nivelamento da turma: seja na motivação dos alunos que estão com o
desempenho abaixo do esperado, como no estímulo desafiador aos alunos
que estão à frente dos demais.
Em uma perspectiva mais ampla, para redes de ensino,
independentemente do seu tamanho, as ferramentas educacionais
adaptativas permitem o acompanhamento e a coleta de informações sobre
como os alunos aprendem na rede, nas regionais e nas escolas. Assim,
otimiza-se o resultado da implantação de novas políticas curriculares e
reduz-se o intervalo de intervenção, já que os resultados são
praticamente instantâneos. Essas ferramentas permitem o incremento de
orientações didáticas, além do direcionamento do uso de materiais de
apoio e na formação de professores.
Em todos esses cenários de aprendizado adaptativo, o papel do
professor continua sendo essencial, tanto para elaboração e curadoria
dos conteúdos em seus diferentes níveis, quanto para a formulação das
(novas) situações de aprendizagem, dentro de sala de aula ou
virtualmente. As ferramentas de aprendizado adaptativo constituem um
aliado do professor no processo de aprendizagem dos alunos, pois
orientam o processo de aprendizagem e levam para a sala de aula
propostas sensíveis ao contexto de cada um, individualmente e em sua
turma na escola. Em sala de aula, é o professor quem dá o ritmo e guia o
aprendizado – o seu papel passa de detentor e expositor do conteúdo
para mediador de discussões e direcionador dos alunos ao longo da
trajetória do conhecimento, promovendo capacidades diversas dos alunos
dentro de grupos bem estruturados e estimulando a aprendizagem que
ocorre fora dos ambientes virtuais.
O aprendizado adaptativo permite ainda que os professores, baseados
em relatórios de desempenho da turma, incrementem suas aulas com outras
metodologias de aprendizado. Os professores podem, por exemplo,
trabalhar pontos fracos, criando um grupo de estudos no qual se combinam
alunos que se destacam em um determinado assunto com outros que o têm
como ponto fraco. Dessa forma, além de desenvolver aquele assunto
especificamente, os alunos desenvolvem ainda a habilidade de trabalho em
grupo, de colaboração entre seus pares e de liderança.
A plataforma da Geekie está hoje aberta gratuitamente a todos os
alunos que queiram se preparar para o Enem utilizando as ferramentas de
diagnóstico e estudo personalizado (Leia mais sobre o Geekie Games).
Eduardo Bontempo tem 8 anos de experiência no
mercado financeiro, tendo trabalhado no Credit Suisse e na Rio Bravo
Investimentos. Eduardo cursou seu MBA pelo Massachussets Institute of
Technology, MIT, é formado em Administração de Empresas pela Fundação
Getulio Vargas e é cofundador da Geekie.
Fonte: O Porvir.
CEPRO – Um
Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
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