Vira e mexe, ouço polêmicas de que a Nova Classe Média prefere consumir a comprar.
– Onde já se viu comprar um carro se ainda nem quitou a casa?
– Como vai comprar máquina de lavar se a casa está sem reboco?
Frases
em que a elite tenta dizer o que é certo ou errado para a Classe C na
hora de gastar seu dinheiro, conquistado com muito suor.
Para a
Nova Classe Média, realizar os sonhos de consumo do passado não serve
apenas para gerar satisfação pessoal, e sim como forma de investimento.
Vale lembrar que este consumidor viu sua vida mudar nos últimos anos,
com acesso ao emprego formal e, principalmente, ao crédito, que
possibilitou um leque de possibilidades nunca antes cogitadas.
Adquirir
uma TV de plasma com canais pagos não é visto como luxo para esta
parcela da população. Esta aquisição resolve a questão do entretenimento
familiar, diminui custos com cinema, além de unir os integrantes da
família, mantendo os filhos mais tempo dentro de casa.
Planos
familiares para aparelhos de celular também são bem-vindos, ainda mais
aqueles em que ligações dentro de uma mesma operadora são feitas de
graça. Entre os emergentes são 32,7 milhões que pretendem investir em
novos celulares ainda neste ano. Com mais membros da família trabalhando
fora, ou até mesmo estudando, o celular é a única forma de comunicação
possível.
Já o computador é um instrumento fundamental para
alavancar a carreira e muito usado pelo primeiro universitário da
família. Além das pesquisas e atividades escolares, o equipamento
auxilia na pesquisa de compras que demandava tempo da dona de casa, que
hoje já ingressa o mercado de trabalho.
E é essa mulher teve que
deixar de lado grande parte do trabalho doméstico, que pôde ser suprido
com máquinas de lavar, secar e forno microondas. Por sua vez, o consumo
de comidas congeladas e semiprontas foi alavancada. A alimentação fora
do lar também. Só na classe C, 65% das pessoas comem fora de casa,
principalmente no horário de almoço.
Itens como aspiradores e
vaporizadores também se tornaram sonhos de consumo, pois facilitam a
limpeza doméstica e mantém a casa mais limpa por muito mais tempo. Outro
facilitador para esta ex-dona de casa.
Secadores de cabelo e
chapinha que mantém os cabelos alinhados também viraram acessórios
indispensáveis para esta mulher que saiu de casa para se tornar uma
profissional multitarefas. Ela percebeu que a boa aparência contribui na
sua ascensão no mercado de trabalho e também investiu em roupas e
cosméticos.
Não é uma compra realizada por motivos fúteis, e sim
uma compra feita estrategicamente. O acesso a empregos formais e ao
crédito, que possibilitou facilidade de pagamentos, também fez com que
este cidadão se deparasse com o consumo de serviços, que ultrapassou o
de bens de consumo com 64,8% dos gastos apenas para esta camada social. É
a Nova Classe Média conquistando seu espaço e angariando novas
aquisições e um novo padrão de vida.
Renato Meirelles
é Sócio-Diretor do Data Popular e é considerado um dos grandes
especialistas em mercados emergentes. Comunicólogo com MBA em gestão de
negócios pela ESPM.
Fonte: Carta Capital.
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