quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Aquíferos precisariam ser 3,5 vezes maiores para suportar exploração atual


Uma em cada quatro pessoas na Terra depende da água extraída dos aquíferos subterrâneos para sobreviver. O problema é que, para continuar suportando a exploração humana, essas reservas de água deveriam ser três vezes maiores, segundo um estudo publicado na revista Nature.

Os aquíferos fornecem metade da água que se bebe no mundo.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores adaptaram o conceito de pegada ecológica para os aquíferos e criaram o groundwater footprint (pegada da água subterrânea).

O mapa exemplifica a ideia, comparando a área atual dos aquíferos com a que eles deveriam ter para suportar a exploração humana.

Apesar da pegada global ser de 3,5 vezes (ou seja, precisaríamos de quase quatro vezes mais reservas para manter o consumo atual), apenas 20% das reservas mundiais são superexploradas.

A imagem demonstra que as áreas mais ameaçadas estão na América do Norte, Oriente Médio e Índia. A ameaça se deve, principalmente, à irrigação.

Para se ter ideia, somente no Oriente Médio o volume de água utilizado em irrigação no deserto quase triplicou, arriscando assim o esgotamento dos aquíferos da região em menos de 50 anos.

Dessa, o Brasil se salvou por enquanto. O estudo não mostra exploração excessiva no subsolo do país.

Fonte: EcoD


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO FISCAL TRIÊNIO 2022-2025

    EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO FISCAL TRIÊNIO 2022-2025   ...