Transformar a leitura em um momento prazeroso para as crianças pode
ser a chave para a formação de jovens e adultos leitores. Neste 12 de
outubro, que marca o Dia Nacional da Leitura e Dia da Criança,
especialistas e professores ouvidos pela Agência Brasil
avaliam que a leitura não pode ser encarada como uma obrigação e a
participação da família desde cedo pode ser decisiva nesse processo.
Com
25 livros infantis publicados e mãe de três filhos, a escritora
Alessandra Roscoe diz que uma relação prazerosa das crianças com a
leitura é a principal forma de aproximar os pequenos dos livros.
Alessandra conta que já lia para os filhos antes mesmo de eles nascerem,
quando ainda estava grávida.
“Você cria um vínculo afetivo, uma
relação muito mais forte, com a voz da mãe, do pai, com quem quiser ler
em voz alta para a barriga. A criança estimulada a encontrar o livro
desde cedo tem uma relação prazerosa com a leitura, e não uma relação de
obrigação, não uma coisa chata”, diz.
Alessandra faz uma crítica
aos pais que “escondem” os livros dos filhos. Para ela, os livros
precisam ficar ao alcance das crianças. “A criança tem que ter acesso,
tem que poder manusear. Não adianta ter aquele livro na última
prateleira da estante, dizer que tem livros infantis maravilhosos, mas
não ler com o filho”, argumenta.
A
socióloga Zoara Failla, do Instituto Pró-Livro, também defende que
transformar a leitura em um momento de reunião com a família é um passo
importante na formação de novos leitores. “É fundamental que a família
dê o exemplo. Quando você lê para crianças, em momentos lúdicos, cria na
memória dessa criança algo afetuoso”.
Zoara, que também coordena a pesquisa Retratos da Leitura do Brasil,
defende a importância de se presentear a criança com livros como forma
de criar gosto pela leitura. Segundo a pesquisa, 88% daqueles que gostam
de ler ganharam livros em algum momento da vida.
“A criança que
ganha um livro, vê que aquilo é importante. Quando a criança está
alfabetizada, a leitura contribui para o vocabulário, para a melhora da
capacidade da escrita. É principalmente por meio da leitura que a
criança tem acesso ao conhecimento, à cultura, o que é muito importante
para a formação desses cidadãos”, defende.
A leitura mediada é a
base do projeto Roedores de Livros, no Distrito Federal. A iniciativa,
coordenada pela professora Ana Paula Bernardes, promove leituras em
grupo com crianças de 5 a 14 anos, além de funcionar como uma
biblioteca.
“A gente conquista uma criança lendo para ela. Ela
sente muito prazer em estar junto a um adulto, em alguém estar lendo com
ela.”
A professora cobra mais envolvimento das famílias para a
formação de jovens leitores. “Coloquem os livros em coisas gostosas da
família. Levem a criança a uma livraria, biblioteca, leiam para a
criança. A criança vai associar a leitura com uma coisa boa”, recomenda.
Para
Ana Paula, o principal benefício da leitura na vida das crianças é a
formação de cidadãos críticos. “Esse dia a dia com o livro e com pessoas
que leem, que conversam, que discutem, traz um enriquecimento muito
grande, faz com que essas crianças fiquem mais atentas aos detalhes.”
Professora
da rede pública do Distrito Federal, Fabiana Machado dá aulas para
crianças de 6 e 7 anos, em uma turma do 1º ano do ensino fundamental.
Fabiana diz que percebe a diferença em sala de aula entre os alunos que
costumam ler e o que não gostam dos livros.
“Muitos alunos ainda
estão começando a aprender a ler, mas é visível que aqueles que se
esforçam para ler uma história, que pedem livros, tem uma desenvoltura
maior em sala”. Para a professora, o incentivo dos pais é fundamental na
formação de leitores.
“Não adianta eu dizer que a leitura é importante, que a criança tem de ler, se os pais não dão exemplo”, completa.
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