A falta de água pode servir de gancho para discutir sobre gestão de recursos hídricos e consumo consciente
Nos últimos meses, as discussões sobre a água e o consumo consciente
ganharam espaço em razão do período de seca nas regiões sudeste e
nordeste e com a crise no abastecimento que atinge o estado de São Paulo,
maior metrópole do país. Atualmente, o Sistema Cantareira, principal
responsável por abastecer a região, opera com apenas 3% do volume dos
seus reservatórios. Diante desse cenário, como o professor pode discutir
o tema em sala de aula? O Porvir conversou com alguns especialistas e reuniu uma lista com dicas de recursos digitais que podem auxiliar os educadores.
Segundo o geógrafo Wagner Costa Ribeiro, da Universidade de São
Paulo, a escola precisa mudar a forma como trata sobre os recursos
hídricos nacionais. “A criança e o adolescente não podem ter o mito da
abundância da água reforçado.” Para ele, o Brasil
tem um nível bastante elevado, mas essa água está distribuída de
maneira desigual. “Ela é abundante na escala nacional, mas é muito
escassa em locais como a região metropolitana de São Paulo”, apontou
Wagner.
O especialista acredita que a crise vivida na cidade representa um
problema de gestão, já que nos últimos anos não foram adotadas medidas
voltadas para a ampliar os sistemas de captação, diminuir perdas durante
o armazenamento e estimular reuso da água. “Infelizmente, nada disso
foi realizado. Em um período mais seco, não temos ações de
contingência”, afirmou.
O momento de crise, onde parte da população fica sem água nas
torneiras durante horas ou até dias, pode servir para despertar a
discussão sobre o uso da água. “A ideia é que o consumo consciente seja
um hábito trabalhado desde a infância”, defendeu Denise Conselheiro,
coordenadora do Edukatu,
rede de aprendizagem sobre consumo consciente. Segundo ela, isso
garante que as próximas gerações tenham essas práticas muito mais
incorporadas ao seu dia a dia.
De acordo com a representante do Edukatu, para falar sobre esse tema
na escola, o professor deve recorrer ao uso de atividades lúdicas e a
uma linguagem divertida. “A abordagem precisa ser diferente”. Além
disso, é preciso trazer as questões sobre o uso da água para o cotidiano
do aluno, como o risco de desperdício dentro da própria escola.
Uma sugestão de atividade, apresentada por Wagner Costa Ribeiro, da
USP, é de pedir para os alunos levarem a conta de água para escola. Na
sala de aula, o professor pode comparar o consumo de cada família com a
média geral da turma. A partir daí, ele consegue discutir maneiras de
promover o uso racional dos recursos hídricos. No ensino médio, ele
também pode acrescentar o debate sobre o modelo de gestão hídrica
adotado na cidade.
A partir de buscas em sites como a Escola Digital, o Portal do
Professor (MEC) e o Edukatu, o Porvir reuniu algumas dicas de recursos
digitais que podem auxiliar os professores a falarem sobre o tema.
Confira a lista:
Água em números
Com a linguagem de um infográfico animado, o vídeo
apresenta dados da distribuição de água no planeta, consumo e
desperdício em situações do dia a dia. A animação mostra que um buraco
de três milímetros no encanamento, por exemplo, pode desperdiçar 3.200
litros de água por dia.
Etapa: ensino fundamental e médio
Disponível on-line
Fonte: Escola Digital
Disponível on-line
Fonte: Escola Digital
Como prevenir a seca
Produzido pela equipe do site Planeta Sustentável, o infográfico apresenta alternativas para o uso racional da água. A arte também divide o consumo de acordo com o segmento – agricultura,
indústrias ou uso doméstico. Segundo os dados apresentados no
infográfico, o setor agrícola é responsável por 70% do consumo global.
Etapa: ensino fundamental e médio
Disponível on-line
Fonte: Escola Digital
Disponível on-line
Fonte: Escola Digital
Quadrinhos sobre a água
A história em quadrinhos
fala sobre a importância da água e como ela está distribuída no
planeta. A partir dos diálogos entre os personagens, o aluno pode
perceber que a água existe em abundancia no globo, mas apenas uma
pequena parte dela é própria para o consumo.
Etapa: ensino fundamental
Disponível on-line
Fonte: Escola Digital
Disponível on-line
Fonte: Escola Digital
Atividades sobre o uso da água
Disponíveis para download, o conjunto de atividades
reúne jogos e testes sobre o tema água. O material tenta conscientizar o
aluno sobre a importância de promover o uso racional dos recursos
hídricos.
Etapa: ensino fundamental
Disponível offline
Fonte: Portal do Professor
Disponível offline
Fonte: Portal do Professor
Atividades sobre a importância da água
O recurso digital reúne materiais que falam sobre a importância da água no meio ambiente.
Além disso, as atividades também tratam sobre a constituição hídrica do
planeta e como ela é disponibilizada para o consumo humano.
Etapa: ensino fundamental
Disponível offline
Fonte: Portal do Professor
Disponível offline
Fonte: Portal do Professor
Como a água chega até as nossas torneiras?
A imagem ilustra
o caminho que a água percorre, desde quando é retirada da natureza, até
o momento em que chega às torneiras de uma casa. Também é possível ver
alguns processos de armazenamento de água nas estações de tratamento.
Etapa: ensino fundamental
Disponível offline
Fonte: Portal do Professor
Disponível offline
Fonte: Portal do Professor
Percurso da Água no Edukatu
No Edukatu
o professor conta um percurso de aprendizado inteiro dedicado ao tema
água. O material está disponível em duas fases: na primeira, ele
apresenta recursos digitais que ampliam o conhecimento sobre a temática
de forma lúdica; na segunda parta, é apresentado para o educador a
proposta de desenvolver um projeto de intervenção no ambiente escolar,
podendo incluir ações de conscientização sobre o uso racional da água.
(obs: para ter acesso ao material, o professor deve realizar um cadastro no site)
Etapa: ensino fundamental e médio
Disponível on-line
Fonte: Edukatu
Disponível on-line
Fonte: Edukatu
Fonte:Porvir.
CEPRO – Um
Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
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Esperança - centro
Rio das Ostras
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