sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Rede social incentiva professores a compartilhar conhecimentos


No ar desde outubro, a plataforma Polinize funciona como uma rede social que conecta estudantes, professores, artigos científicos e de opinião, cursos gratuitos e fóruns de debates num só espaço. A rede conta com mais de 5 mil usuários e 12 cursos disponíveis.

Um dos maiores cuidados tomados no desenvolvimento da plataforma, segundo Pedro Teberga, um dos fundadores do site, foi justamente o de facilitar a vida dos educadores que querem usar a rede. “Eles não são obrigados a entender e gostar de tecnologia. Tem muito professor com textos bons, materiais opinativos, pesquisas e que não sabe o que fazer com eles, não dominam a estrutura dos blogs ou não usam Facebook”, disse Teberga.

Na plataforma, os professores podem adicionar seus textos e artigos opinativos, além de arquivos com pesquisas mais aprofundadas, como artigos científicos, dissertações e teses. “As páginas dos professores nas universidades, em escolas, são quase sempre uma bagunça, cada uma num formato, difícil de entender. A ideia é facilitar o uso para todo mundo”, afirmou Leonardo Avelino, responsável pela engenharia da plataforma.

Além desse espaço, os educadores que desejam expor ainda mais o seu trabalho podem criar seus próprios cursos. O material pode ser disponibilizado por meio de vídeos, slides, arquivos de áudio ou em qualquer outro formato com o qual o professor se sinta mais seguro. Ainda em fase de teste, há uma ferramenta que vai possibilitar que professores criem cursos pagos na plataforma, desde que tenham publicado, em contrapartida, um gratuito.



CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292, 3º andar, sala 02 - Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel  9807-3974
E-mail:
cepro.rj@gmail.com
Blog:
http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter:
http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...