domingo, 7 de julho de 2013

Museu Nacional comemora 195 anos com exposições gratuitas e oficinas


Da Agência Brasil

O Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, administrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comemora 195 anos de existência com uma programação especial. O museu terá exposições sobre história natural, visitas guiadas e oficinas voltadas ao público adulto e infantil que ficarão em exibição até amanhã (7), com entrada gratuita.

A diretora do museu, Cláudia Carvalho, explica que o evento todo, mesmo com recurso limitado, traz mostras que são pouco conhecidas pelo público. "O objetivo é aliar a simplicidade com a acessibilidade. As visitas guiadas não só acontecerão dentro do palácio, assim como em outros lugares pouco visitados pelo grande público, como o herbário e o horto botânico”.

A principal mostra que estreia neste final de semana é A (R)evolução das Plantas, apontada por Cláudia como uma importante novidade, que, neste caso, não termina amanhã, mas vai até 27 de dezembro. “Estamos inaugurando a revolução das plantas que é a primeira exposição da coleção de paleobotânica do museu. Ela foca na presença e importância que as plantas têm”.

Uma ideia que o Museu Nacional pretende adotar mais frequentemente a partir desta exposição é facilitação de acessibilidade para deficientes visuais. "Parte desta exposição foi organizada para atender aos deficientes visuais, com atenção voltada para a parte sensorial, possibilitando cada vez mais a ampliação da interação com as atividades”, explica Cláudia Carvalho.

O Museu Nacional foi inaugurado em 1818 por dom João VI, com sede inicial no Campo de Santana, centro da capital fluminense e só em 1892 se mudou para a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, conhecido como Bairro Imperial. Atualmente, o museu busca verbas para seguir com obras de restauração. “Estamos a procura de patrocinadores e pedindo mais verba à UFRJ. O projeto foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [Iphan] e só estamos aguardando mesmo patrocínio”, explica o arquiteto Ricarte Gomes, responsável pelos projetos de restauração e obras do Museu Nacional.

Com um acervo de 20 milhões de itens, o Museu Nacional é considerado o maior museu de história natural e antropologia da América do Sul.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO FISCAL TRIÊNIO 2022-2025

    EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO FISCAL TRIÊNIO 2022-2025   ...