Quando o assunto são redes sociais dentro da escola, muita gente
torce o nariz e garante que os professores são pouco hábeis nelas, não
sabem usá-las e ainda são os principais dificultadores para inseri-las
nos aprendizado em sala de aula e em casa. Na contramão deste cenário,
há quem defenda essas ferramentas não como inimigas, mas como aliadas
dos educadores. É o caso de Américo Amorim, cofundador do Daccord,
empresa especializada em plataformas de ensino, que falou sobre o uso
das redes sociais educacionais durante Série de Diálogos o Futuro se
Aprende sobre Tecnologias na Educação, promovida pelo Porvir e pela
Fundação Telefônica.
Amorim
defende que o uso de redes sociais educacionais permite que o professor
amplifique – e muito – suas possibilidades de ações pedagógicas.
Afinal, em apenas um lugar, ele pode compartilhar documentos, fotos,
mapas ou trocar mensagens com alunos e outros profissionais. Pode ainda
criar comunidades para discussões temáticas, aplicar de testes e provas,
propor quizzes e publicar agenda de atividades. Ainda de acordo com
Amorim, o uso dessas ferramentas ajuda a manter os aluno em um ambiente
propício, sem nada que não seja extraclasse ou extra-aprendizagem. “O
poder de controle do professor é uma das grandes vantagens do uso das
redes sociais na educação ao permitir que alunos se reúnam em um
ambiente seguro, além de garantir a intercâmbio de experiências e de
práticas pedagógicas entre os professores”, avalia.
Um dos
exemplos de redes sociais existentes e mencionados por Amorim é a
Edmodo, que neste ano chegou a 12 milhões de usuários. A plataforma,
repleta dessas funcionalidades, permite que os professores acompanhem a
frequência e o desempenho dos alunos. Outra rede social com os mesmos
semelhantes é a americana Teamie, disponível em inglês. Há também a
brasileira Tria, com foco no ensino médio, que tem 10 mil usuários por
mês trocam informações e conteúdos.
A Turma do Som é mais um
exemplo de rede social, mas esta foi criada pelo próprio Amorim. A
plataforma, que possui 25 jogos, foi desenvolvida para ajudar a
incentivar estudantes a aprenderem música em sala de aula. A ferramenta
está sendo usada em cinco escolas em Pernambuco, São Paulo e Minas
Gerais. Nela, os professores ajudam os alunos no aprendizado dos
fundamentos da teoria musical a partir de aulas separadas por quatro
blocos temáticos: som (timbre), altura, tempo e estrutura. Os conteúdos
são trabalhados por vídeos animados, com personagens no estilo dos
desenhos japoneses e depois em jogos.
Amorim explica que decidiu
criar a plataforma devido à lei instituída em 2008 que determina 2012
como o ano-limite para que todas as escolas públicas e privadas do país
adaptem seus currículos para oferecer conteúdos de educação musical no
ensino básico. Com ela, além de dar suporte ao ensino e ajudar nesse
momento de transição, o software também ajuda os professores a se
capacitarem.
O desafio do uso
Segundo
levantamento feito no ano passado pela Cetic.Br e citado por Amorim no
evento, 95% dos professores usam a internet para pesquisas e 91% para
enviar e-mails. Já 70% deles não apresentam dificuldade para acessar
redes sociais. Apesar do uso da web a caminho da universalização,
ressalta Amorim, o desafio é fazer com que os professores realmente se
apropriem dessas ferramentas. Um exemplo claro disso é que 95% dos
educadores disseram não usar tecnologias para avaliar tarefas de casa.
Para Amorim, as redes sociais deveriam ser aliadas do professor para
otimizar os processos educativos fora da escola – como nos trabalhos de
casa, por exemplo.
Ainda de acordo com o estudo da Cetic.Br, 86%
dos professores não usam recursos tecnológicos no apoio individual, o
que impede um ensino personalizado dos alunos “que estão fora da curva”.
Enquanto isso, 73% disseram não usar jogos educativos ou para trabalhos
em grupo.
Fonte: Porvir.
CEPRO – Um
Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova
Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22)
2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Comunidade no
Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário