“Todo ser humano/ tem direito à liberdade/ dotado de consciência e
justa dignidade”.A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi
interpretada como literatura de cordel pelas redes de educação integral
de Pernambuco que estão reunidas em Olinda até esta quarta-feira, 24 de
outubro, no Hotel 7 Colinas. As redes participam do III Encontro
Regional de Acompanhamento e Formação do Programa pela Educação
Integral, do Fundo Juntos pela Educação.
As redes de educação
integral são constituídas por escolas públicas, organizações sociais,
CRAS e outros parceiros locais, reunidos em projetos apoiados pelo Fundo
Juntos pela Educação, em Recife, Olinda e Igarassu. O III Encontro
Regional está debatendo a relação entre educação e o Sistema de Garantia
de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA). Hoje, quarta-feira, 24
de outubro, o SGDCA será tema de conferência do Dr. Élio Braz Mendes,
Juiz da 2ª. Vara da Infância e Juventude do Estado de Pernambuco, e de
Karina de Paulo Lira, assessora programática em Proteção e Coordenação
técnica da equipe de Assessores Programáticos da Ong Visão Mundial,
enfermeira sanitarista e mestranda em Saúde Coletiva na UFPE.
Esta
terça-feira, dia 23, foi dedicada ao debate sobre a importância das
redes para fortalecer o SGDCA e à discussão sobre a Declaração Universal
dos Direitos Humanos. Após debates em grupo, os 30 artigos da
Declaração foram traduzidos na linguagem da literatura de cordel. Cada
grupo tratou de seis artigos da Declaração Universal, adotada pelas
Nações Unidas a 10 de dezembro de 1948.
“Proclamando o que foi
dito/ na presente Declaração/ independente de cor, raça ou sexo/ sem
nenhuma distinção/ o ser humano tem direito/ ao seu lugar nesta nação”,
afirmou o grupo que estudou os artigos 1 a 5. O grupo que tratou dos
artigos 6 a 10 destacou: “O povo também precisa/ do Estado ou da Nação/
de um orientador que lhe defenda/ com justiça e dedicação/ é o artigo
oitavo/ que garante essa ação”.
Nesta terça-feira, também houve o
debate sobre o papel das redes no fortalecimento do Sistema de Garantia
de Direitos das Crianças e Adolescente (SGDCA). A jornalista Cristine
Félix dos Santos, coordenadora do Programa Desenvolvimento Institucional
e do Programa Redes e Alianças do Instituto C&A, destacou a
importância dos parceiros de uma rede em perceber a complementaridade e
interdependência dos processos, dos trabalhos coletivos, vendo que não
posso fazer nada sozinho, eu necessito do outro”.
Por sua vez,
Jaciara Santos Arruda, coordenadora de projetos da Casa de Passagem, de
Recife, observou que o trabalho em rede questiona a cultura hierárquica
existente no Brasil, pois representa “uma quebra de paradigmas, pelo
reconhecimento de ações sistêmicas, horizontais, onde reina a
autoridade, sem autoritarismo, e também com flexibilidade, tolerância e
solidariedade”.
O Fundo Juntos pela Educação foi constituído em
2004, pelo Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e Vitae. A sua
missão é prover recursos e estabelecer alianças para a educação de
crianças, adolescentes e jovens. O conceito de educação integral
praticado pelo Fundo Juntos pela Educação abrange o desenvolvimento do
ser humano em todas as suas dimensões, o que apenas é possível com uma
perspectiva intersetorial, com vários parceiros atuando em rede.
Com
esta perspectiva, o Fundo Juntos pela Educação criou o Programa pela
Educação Integral, voltado para apoiar projetos que envolvem a montagem
de redes locais, articulando escolas públicas e outros parceiros locais e
direcionadas para promover a educação integral de crianças e
adolescentes.
Três projetos estão sendo apoiados pelo Fundo Juntos
pela Educação na Região Metropolitana de Recife, como parte do segundo
ciclo do Programa pela Educação Integral, que se estende entre os anos
2011 e 2013. Representantes das escolas, organizações comunitárias e
outros parceiros dos projetos reúnem-se regularmente em encontros
regionais, para discutir temas de relevância para a educação integral e
troca de experiências.
O III Encontro Regional de Acompanhamento e
Formação do Programa pela Educação Integral, que está sendo realizado
em Olinda até hoje, 24 de outubro, tem entre seus objetivos refletir e
fortalecer a relação dos projetos com o Sistema de Garantia de Direitos
da Criança e do Adolescente (SGDCA). O encontro também busca
potencializar a perspectiva da intersetorialidade na promoção e defesa
dos direitos de crianças e adolescentes e contribuir para o
fortalecimento da proposta de atuação em rede.
Fonte: Portal Aprendiz.
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