domingo, 3 de agosto de 2014

Líder yanomami encerra Flip pedindo apoio da população para seu povo

Da Agência Brasil

A última mesa da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), que terminou neste domingo (3), foi marcada por um apelo do líder yanomami Davi Kopenawa ao público para que dê apoio a seu povo.

"Peço a vocês que protejam o povo Yanomami. Os fazendeiros têm muito dinheiro para matar o índio”, disse Kopenawa, um dos convidados da 12ª Flip. Kopenawa acusou o governo de Roraima de ser conivente com "os que ameaçam os líderes que lutam pelos direitos dos índios no país”.

O indígena, que foi recentemente ameaçado de morte, citou o ambientalista Chico Mendes, assassinado em 1988, como exemplo da impunidade dos autores desse tipo de crime, que ocorre na região há décadas. “O meu amigo já morreu. Os fazendeiros já mataram ele”, lamentou.

Ainda de acordo com Kapeawa, os garimpeiros que o ameaçaram continuam fazendo garimpo ilegal em terras indígenas e destruindo a natureza. “A Floresta Amazônica nos protege e é fundamental para que todos possamos viver em paz. Sem índio, nosso mundo não vai funcionar bem. Por isso, estou aqui para entrar no pensamento de vocês”, enfatizou o índio, que foi aplaudido de pé pela plateia e pelos autores presentes na mesa de encerramento, dedicada a livros de cabeceira de alguns dos escritores convidados do evento.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292, 3º andar, sala 02 - Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel  9807-3974
E-mail:
cepro.rj@gmail.com
Blog:
http://cepro-rj.blogspot.com/
Twitter:
http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 

 

Nenhum comentário: