quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Crianças estão sendo ignoradas nos acordos sobre mudança climática

Foto: Unicef/Holt

Agência afirma que crianças formam 80% das mortes atribuídas a mudanças do clima; 175 milhões de menores serão afetados pelos efeitos na África e sul da Ásia.

As crianças formam o grupo mais afetado pelas mudanças climáticas e ainda assim, continuam a ser “ignoradas” durante as negociações de alto nível sobre o tema.

A afirmação é do Fundo da ONU para a Infância, Unicef, que lançou um relatório inédito onde discute os direitos das crianças nas políticas sobre o clima.

Efeitos Extremos

Na próxima década, 175 milhões de crianças do sul da Ásia e de África serão afetadas por desastres relacionados ao clima, o que poderia levar a 250 mil mortes de menores em cada ano.

O diretor do Unicef diz que os efeitos da mudança climática estão cada vez mais visíveis e extremos e afetam as vidas de crianças e adolescentes em todo o mundo.

Anthony Lake ressalta que 80% das mortes atribuídas a eventos do clima têm como vítimas os menores e a maioria das fatalidades ocorre nos países em desenvolvimento.

Água e Alimentos

A publicação traz artigos de 40 especialistas em saúde, nutrição, direitos das crianças e cientistas. O documento detalha as ameaças e a urgência em melhorar esforços de adaptação à mudança climática, desde que as crianças sejam incluídas nas ações.

As mortes relacionadas ao clima podem ocorrer devido a desastres naturais ou doenças causadas pela insegurança alimentar, falta de acesso à água limpa e saneamento.

Para o diretor do Unicef, o desafio imposto pela mudança climática é imenso e requer uma resposta urgente de todas as gerações. Lake lembra que serão as crianças a herdar o planeta e por isso, deveriam ser as últimas a serem excluídas das negociações.

Fonte: Rádio ONU.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292, 3º andar, sala 02 - Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel  9807-3974
E-mail:
cepro.rj@gmail.com
Blog:
http://cepro-rj.blogspot.com/
Twitter:
http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 

 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...