quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Leilão de energia deve impulsionar aproveitamento de gás do lixo


O governo do Rio inaugurou na segunda-feira, 4 de agosto, em São Pedro da Aldeia, a primeira usina de tratamento de biogás do estado. O empreendimento tem a dupla tarefa de fazer o aproveitamento dos resíduos sólidos da região e fornecer gás para o abastecimento urbano.

Na usina do Aterro Dois Arcos, com um investimento de R$ 18 milhões, as empresas Osafi e Ecometano transformarão em gás natural 600 toneladas de lixo produzidas diariamente pelo município e outras sete localidades.

Ainda tímido no Brasil, o aproveitamento do biogás deve ganhar fôlego a partir de 31 de outubro, quando acontece o primeiro leilão de energia de reserva com possibilidade de compra desta fonte. Segundo especialistas, o potencial de geração com biogás chega a 2 mil megawatts (MW).

O gás da usina do Aterro Dois Arcos será vendido à distribuidora local de gás canalizado, movimento que já vem sendo aproveitado por outras empresas no país. Com o leilão de energia, espera-se um novo salto, uma vez que garante contratos de longo prazo, que justificam investimentos—oito empreendimentos foram inscritos para a concorrência.

“O leilão dará segurança de longo prazo aos investidores, pois o contrato é para fornecimento por 20 anos, o que assegurará uma receita por um prazo muito maior do que o praticado hoje”, afirmou ao jornal Brasil Econômico Gabriel Kropsch, sócio da Acesa, empresa que atua há cinco anos neste mercado, com tecnologia que permite a utilização do biogás para energia elétrica e como combustível veicular.

Mercado embrionário

Se bem-sucedido, diz Kropch, o leilão vai precificar o valor dessa fonte de geração, que até o momento não tem preço de referência no mercado brasileiro. Além disso, segundo ele, os efeitos do leilão serão sentidos não apenas pelas empresas que produzem energia elétrica a partir do biogás, mas também por toda a cadeia. “É o caso da nossa empresa, que é focada na prestação de serviços de transformação de biogás em biometano e está associada a empreendedores que participarão do leilão”, exemplificou.

O sócio da área de regulação do Siqueira Castro Advogados, Fernando Vilella, também é otimista em relação ao mercado de biogás no Brasil. “O mercado de energia renovável sempre responde bem quando percebe que o governo está olhando para aquela fonte. Isso aconteceu com a energia eólica, que já foi muito cara e, depois de incentivada, tornou-se possível. E já vemos o mesmo fenômeno acontecendo com a energia solar. O mercado de biogás é ainda embrionário, mas terá o mesmo potencial de se desenvolver”, compara.

Oferta decrescente

O consultor da Thymos Sami Grynwald concorda com o potencial do biogás. “Considerando os aterros existentes hoje no Brasil, temos um potencial de geração que chega de 1,5 a 2 gigawatts médios. E o leilão fortalece isso. O mercado cativo é um importante vetor de desenvolvimento do biogás, pois assegura uma receita aos investidores, reduzindo a necessidade de financiamento”, destaca.

Ao mesmo tempo, disse Grynwald, ainda não é fácil para os empreendedores inscreverem projetos no leilão porque a oferta de energia do biogás tem ritmo decrescente. “O biogás tem esse desafio, porque o combustível vai diminuindo conforme a liberalização de gás é reduzida com a utilização dos aterros”, explica.

Fonte: EcoD.


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292, 3º andar, sala 02 - Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2771-8256 e Cel  9807-3974
E-mail:
cepro.rj@gmail.com
Blog:
http://cepro-rj.blogspot.com/
Twitter:
http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...