As cidades que existem além das portas e janelas de nossas casas são o
reflexo do que pensamos e o resultado de nossas ações em relação a
elas. A cidade reflete a violência de seus moradores, a educação de seus
cidadãos, a gestão de seus políticos e a qualidade de vida, boa ou má,
para a qual todos contribuem.
Na maioria das cidades, os grandes
problemas têm soluções relativamente simples. Ações e mudanças que não
são necessariamente estruturais, mas que apresentam o potencial de
transformar a qualidade de vida dos habitantes. Boa parte dessas ações
precisa apenas de mudanças de comportamento e da forma de ver e entender
os espaços públicos.
Mobilidade, educação, saúde, saneamento e
habitação estão entre os principais fatores que definem a qualidade de
vida em uma cidade. No caso brasileiro, a maioria das capitais e grandes
cidades, as elites e os gestores fizeram opções por mobilidade com base
em automóveis, educação e saúde privadas, poucos e equivocados
investimentos em saneamento, além de projetos habitacionais que
emparedam as classes altas em condomínios e empurram as classes mais
pobres para periferias e morros onde a presença do Estado é quase sempre
muito deficitária.
Nas cidades que estão crescendo, o modelo é
quase sempre o mesmo. Enquanto ainda podem não são tomadas as decisões
para a mudança de modelo. Pelo contrário, o conceito corrente de
“desenvolvimento” é imitar o modelo degradante de capitais como São
Paulo e Rio de Janeiro, que estão entre as cidades com mais problemas
sociais do mundo. O Brasil tem pouco mais de 5 mil municípios e precisa
estabelecer metas claras de qualidade de vida para cada um deles, com
indicadores econômicos e sociais que indiquem prioridades com foco em
políticas públicas que garantam mobilidade e acesso a serviços públicos
de forma universal.
As cidades brasileiras precisam privilegiar as
vocações de suas regiões e de seus cidadãos e não se transformarem em
cópias mal acabadas de metrópoles degradadas. É preciso que se
compreenda que a construção de uma sociedade sustentável e uma economia
mais justa passa por um esforço consciente em direção a melhoria de
indicadores de qualidade de vida. Há muitos exemplos do que deve ser
banido das relações sociais. Na capital de São Paulo, por exemplo, em
2009 foram cerca de 1.400 pessoas mortas no trânsito, quase metade
formada por pedestres.
Por mais que os governos realizem
investimentos para ampliar serviços de saúde e escolas, a falta de
participação da sociedade nas soluções faz com que as ações sejam sempre
insuficientes. A qualidade do ensino nas escolas públicas empaca na
ausência da família na busca de solução para a conturbada convivência
entre alunos e professores e abre espaço para conflitos que não deveriam
ocupar crianças e adolescentes. A incapacidade de reduzir a violência
no trânsito e em outras esferas das relações humanas ampliam a
deformação dos serviços de saúde, que precisam ser superdimensionados
para tratar de epidemias que precisam apenas de educação para serem
debeladas.
No quesito saneamento e lixo os equívocos continuam. As
maiores metrópoles ainda não conseguiram estabelecer padrões de coleta
que garantam a reciclagem em escala industrial e as cidades menores
estão, em grande maioria, fazendo apenas a coleta do lixo, sem
destinação adequada. A relação das pessoas com o lixo é mágica.
Colocam-se os resíduos em um saquinho na calçada e “puf”, ele
desaparece. Praticamente ninguém sabe para onde ele vai. Vale a máxima: o
que os olhos não veem…
Na maior parte das cidades da Europa, os
moradores têm de sair de casa e depositar o lixo em contêineres
preparados para receber as diversas classes de resíduos, que tem uma
destinação final adequada. Na maior parte das cidades brasileira, o
modelo de coleta replica a relação mágica, que faz o saquinho sumir da
calçada. Comprometer mais as pessoas na solução dos problemas pode
ajudar a construir uma relação mais sustentável da sociedade com seus
espaços públicos.
A participação das pessoas na busca de soluções,
em todos os aspectos da vida nas cidades, é uma forma de melhorar a
qualidade dos serviços públicos. Colaborar com atividades nas escolas,
se organizar em associações que busquem soluções para questões da vida
em sociedade, cobrar das autoridades o exercício cidadão das
prerrogativas do Estado em relação à segurança e Justiça são formas de
transformar as cidades, mesmo aquelas que já estão avançadas em direção
ao modelo de cidadania egocêntrica que se estabeleceu nas metrópoles.
A
transformação também deve se dar nas escolhas de incentivos que as
cidades podem oferecer para seu desenvolvimento econômico. Buscar
fórmulas que incentivem atividades de baixo impacto ambiental e de
benefícios sociais consistentes, tais como incentivos para a implantação
de novos negócios, oferta de infraestrutura direcionada para a
sustentabilidade, com forte aporte de acesso a tecnologias da
informação, internet e outros meios de comunicação on line, formar
profissionais em áreas de inovação e manter alto nível em projetos
educacionais são caminhos seguros para o desenvolvimento inclusivo e
capaz de elevar os indicadores de qualidade de vida das cidades.
No
entanto, por mais que o poder público tenha uma atuação diferenciada,
que busque incentivar caminhos sustentáveis, a participação das pessoas,
da sociedade e das organizações é fundamental.
É preciso que a sociedade local entenda as necessidades de sua comunidade e participe na escolha das soluções. Muitas vezes, o gestor público vê e interpreta um problema ou uma demanda social de forma burocrática ou tecnocrática e busca soluções no caderno tradicional que preconiza grandes obras e manutenção de modelos que já estão fora da agenda da sociedade. É o caso de soluções de mobilidade que preveem viadutos, grandes avenidas e pontes, enquanto a cidade talvez apenas precise redesenhar os trajetos de seus transportes públicos para dar mais agilidade e mobilidade a ônibus e bicicletas.
Apesar de existirem graves problemas nas
metrópoles brasileiras, a grande maioria das cidades são ainda pequenas e
fáceis de se repensarem em termos de modelos. É preciso apenas que a
inovação, tão necessária para que o futuro seja um bom lugar para se
viver, seja também utilizada na gestão pública. A participação social é
estruturante, não apenas na gestão das cidades, mas para a definição de
caminhos para a criação de oportunidades de trabalho, de
empreendedorismo e de renda.
A redefinição dos espaços públicos e
das políticas públicas devem ser parte de um processo de reconstrução da
cidadania como forma de garantir qualidade de vida e excelência em
gestão. Isso é possível apenas de forma participativa, na qual as
famílias frequentam as escolas dos filhos, os cidadão participam dos
conselhos municipais de meio ambiente, de saúde, da infância etc. Onde a
cidadania não se restringe ao processo eleitoral e a paisagem fora de
nossas janelas forma parte de nossas vidas.
Dal Marcondes
é jornalista especializado em jornalismo econômico, diretor e editor
responsável da Envolverde – Revista Digital e presidente do Instituto
Envolverde.
Fonte: “Tecnologia
Social e Desenvolvimento Sustentável – Contribuições da RTS para a
formulação de uma política de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação” e envolverde.
CEPRO – Um Projeto de
Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292 - Bairro Nova Esperança -
centro
Rio das Ostras
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