quinta-feira, 24 de maio de 2012

10ª Semana de Ação Mundial e 3ª Semana Mundial do Brincar. Dia 26 de maio de 2012 – Rio das Ostras “Direito à educação infantil é coisa séria!”



Prezados(as) 

Em comemoração à 10ª Semana de Ação Mundial 2012 sob o tema: “Educação infantil de qualidade – direito da criança, dever do Estado, justiça social”, e à 3ª Semana Mundial do Brincar,  em parceria o SINPRO Macaé e  Região (Sindicato dos Professores da Rede Particular), SEPE Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, Sindserv-RO (Sindicato dos Servidores Municipais) e o CEPRO (Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras) realizarão  um “Ato Público Lúdico”,  no próximo dia 26 de maio de 2012 (Sábado) ,  das 14h às 16h, na Praça José Pereira Câmara,  no Centro,  em  Rio das Ostras.
 
O que é a Semana? A Semana de Ação Mundial é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação e acontece desde 2003 para exigir dos governantes o cumprimento dos tratados e das leis nacionais e internacionais da área, no sentido de garantir educação pública, gratuita e de qualidade para todos, entre eles o Programa de Educação para Todos (Unesco, 2000). 


A 10ª Ação Mundial Nacional tem a finalidade de promover uma discussão ampla sobre o tema:  “Direito à educação infantil é coisa séria!”, que acontecerá no período de 20 a 27 de maio de 2012 , em todo Brasil, com a participação de educadores, crianças, especialistas da área, parlamentares e outras autoridades públicas.  

Os objetivos desta Ação é articular e organizar creches, pré-escolas, universidades, conselhos, fóruns de educação infantil, sindicatos, associação de pais e moradores, fundações religiosas, organizações não-governamentais e demais instituições, espalhadas em mais de 130 municípios onde promoverão audiências públicas, aulas abertas, seminários e Atos Públicos Lúdicos envolvendo diversos atores ligados à educação infantil no país. Subsidiando a reflexão e desenvolvendo atividades locais que promovam a superação desta desigualdade. 


A educação infantil foi historicamente negligenciada no Brasil. A falta de vagas nas creches e escolas no Brasil é crônica.  O censo do IBGE mostra que, em 2010, apenas 23,6% das crianças com idade até 3 anos frequentavam creches.  Na pré-escola, eram 80%. O público não atendido na faixa de 0 a 5 anos era de 9,5 milhões de crianças. O MEC estima que o atual déficit no Brasil é de 19.766 creches  e pré-escolas.

Em Rio das Ostras (RJ) , este cenário  não é muito diferente, em  10 anos ( 2000 a 2010) , o município de Rio das Ostras  dobrou  o seu número populacional  de 36.419 (2000)habitantes,  para  105.757(2010), isto quer dizer,  um aumento de  190,39%.  Com este  aumento populacional ,  a necessidade  do  atendimento  à  educação infantil ,  torna-se  vital.   No entanto,  Rio das Ostras,   só  possui   4 creches públicas municipais Ficando impossível  garantir o acesso  pleno  a todas as crianças à educação infantil.  Precisamos garantir este direito! 


“Direito à educação infantil é coisa séria!”
Toda criança de 0 a 6 anos tem direito a creche  e a escola.

As entidades organizadoras  entregarão  às autoridades uma carta com as principais reivindicações para a etapa da educação infantil no Brasil.
Realização de Concurso Público para professores, auxiliares de creche e funcionários para a modalidade da Educação Infantil;
Política de Construção de Creches e Escolas.
Garantia de vagas para os alunos nas creches e escolas.
Plano de Carreira Unificado para os professores,  auxiliares e funcionários. 
 Garantia da qualidade no desenvolvimento do trabalho ( Limite no número de  alunos para o  berçário e  na sala de aula) .
Organização e funcionamento para as escolas e creches: material pedagógico, mobiliário etc.
  Formação continuada em serviço.

                              Contamos  com a participação de todos e todas.
10ª Semana de Ação Mundial (SAM) e a 3ª Semana Mundial do Brincar em Rio das Ostras.
Tema “Educação infantil de qualidade – direito da criança, dever do Estado, justiça social”
Dia: 26 de maio de 2012 ( Sábado)
Horário: 14h às 16h
Local: Praça José Pereira Câmara, Centro - Rio das Ostras – RJ.
14h Abertura – Apresentação da 10ª Semana de Ação Mundial.
Leitura e distribuição do manifesto com as principais reivindicações para a etapa da educação infantil no Brasil da Campanha Nacional.
Oficina : Brincadeira é coisa séria - Brinquedoteca Itinerante.
Oficina: ContAÇÃO de História - Grupo de Contadores de História.
Oficina: Pintando o Sete, o oito, o nove e o ...... -  Arte Educação
15h Piquenique Coletivo
16h Encerramento com a CIRANDA.

Realização:
SEPE (RIO DAS OSTRAS E CASIMIRO DE ABREU) - Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do RJ
SINPRO MACAÉ E REGIÃO ( Rio das Ostras) – Sindicato dos Professores da Rede Particular
SINDSERV-RO – Sindicato dos Servidores Municipais de Rio das Ostras
CEPRO- Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras

CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu , n° 292 - Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436

Comunidade no Orkut:

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...