O Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – CEPRO – tem levado ao público iniciativas culturais e educacionais especialmente voltadas para o público infanto-juvenil. Acontecem aos sábados, obedecendo a um calendário previamente programado.
Dos projetos em andamento, as Oficinas Ambientais e a Contação de Histórias tem público garantido nas manhãs e tardes de sábados, respectivamente, quando aflora uma criançada já “vidrada” na programação.
Nas Oficinas Ambientais, lançam-se olhares sobre a temática ambiental quando, nas atividades práticas, o trabalho se desdobra nas Excursões Ambientais. Nelas, grupos de crianças e jovens fazem visitas e caminhadas por regiões do município e tomam conhecimento dos problemas ambientais locais. A orientação é dada por professores especializados.
Na Contação de Histórias, ocorre a apresentação de variado repertório pela dupla de contadores Anjos – anagrama dos nomes André e Jonathan – que anima as sessões normalmente seguidas de pipocas e outras iguarias tão ao gosto da meninada. Os adultos presentes também participam, quando relembram antigos tempos já quase esquecidos.
A novidade é que essas atividades culturais e educativas tem sido agora organizadas externamente, uma vez que o salão do Centro Cultural não comporta o aumento da frequência.
E não se pretende parar por aí. Em breve, outra novidade estará em curso: o Projeto Música no CEPRO: “Ouviver, ouvindo e vivendo a música”. Através de audições musicais gravadas e comentadas, os participantes terão acesso ao repertório musical selecionado popular e clássico, nacional e estrangeiro. O Centro Cultural tem acesso a um acervo de cerca de 10 mil LPs e CDs.
Desta forma, o CEPRO amplia a sua contribuição para a formação cultural e artística de nossas crianças e jovens, em especial do bairro Âncora e adjacências.
CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras
Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/ /
Siga o CEPRO no Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário