Nos últimos anos, o debate sobre sustentabilidade avançou bastante. A discussão tomou corpo principalmente no meio acadêmico, empresarial e das organizações não-governamentais.
Foram muitas as iniciativas como encontros, fóruns e ações pioneiras que permitem entender e difundir o conceito. Este processo não está concluído e deve prosseguir mais acelerado. No entanto, na era da sustentabilidade há muito o que se avançar.
Sustentável e sustentabilidade deixaram de ser palavras desconhecidas e estranhas para, pouco a pouco, se tornarem comuns até nas conversas do cotidiano. O importante é que no plano prático cada vez mais são encontradas ações sustentáveis e com crescente sofisticação.
No Brasil e no mundo, cresce a consciência da gravidade da situação. Hoje, consome-se 30% a mais de recursos naturais que é capaz a Terra de se renovar.
Nos últimos 40 anos, registrou-se, com o rápido crescimento populacional, um aumento de 400% do consumo. Por isso, não cabe mais a omissão e indiferença para os riscos ambientais iminentes.
As mudanças de atitudes e hábitos devem ser uma constante tanto por parte das grandes corporações quanto de cada indivíduo. Para fazer a diferença é preciso valorizar grandes e pequenas ações. Estas últimas, quando multiplicado por milhões de pessoas, resultarão decisivas para o futuro do planeta.
A oportunidade está ao alcance de nossas mãos, não cabe mais a atitude de buscar culpados ou fomentar o denuncismo, apenas. Ao contrário, precisamos dar exemplos e inspirar ações positivas no sentido de concretizar a era do desenvolvimento sustentável.
O CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – consciente disso tudo procura fazer a sua parte no âmbito de sua capacidade e no limite de suas possibilidades. A jornada é de todos e sem retorno. O planeta agradece.
CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras
Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/
Siga o CEPRO no Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário