domingo, 11 de julho de 2010

DOLORES DURAN - A ETERNA CANTORA DA NOITE


Neste ano, a cantora e compositora Dolores Duram completaria seu 80º aniversário. Nascida em 7 de julho de 1930, faleceu em 1959, precocemente, aos 29 anos.

Sua carreira foi tão curta quanto expressiva. Deixou sua marca artística por gerações de apreciadores da música popular brasileira.

Dolores é lembrada décadas após seu desaparecimento como uma das referências da MPB, devido à qualidade de sua obra, mas também pelo seu pioneirismo em quanto mulher compositora em terreno dominado por homens.

Suas canções e suas interpretações ainda hoje influenciam as novas gerações, fazendo Dolores Duram ser lembrada por meio de novas produções de show e de gravações , como vem acontecendo este ano.

Dolores é reconhecida como uma intérprete versátil, cantando em vários idiomas , e por sua segurança vocal .

Fizeram época musicas como “Sabrá Dios”, “My funny valentine”, “Manias”, “Estrada do sol”, “Por causa de você”, “Fim de caso” e sobretudo “A noite do meu bem”.

As canções autorais de Dolores são o destaque em sua carreira, que alguns críticos colocam ao lado de outras grandes intérpretes brasileiras como Elizeth Cardoso e Elis Regina, por exemplo.

Cantora da noite, Dolores sabia como poucas e poucos expressar os sentimentos relativos ao amor, em especial as desilusões e frustrações nas relações.

Alguns comentaristas registram que ela própria, pessoalmente, não teria sido feliz, talvez, por lhe faltarem certos dotes em uma sociedade marcada por um machismo reinante.

A musicalidade e as letras de Dolores são estimadas e elogiadas por críticos e público fiel, sendo um convite às novas gerações.

O CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras - homenageia esta grande artista brasileira, que merece ser sempre lembrada.


CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
Siga o CEPRO no Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ  



Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...