Neste ano, a cantora e compositora Dolores Duram completaria seu 80º aniversário. Nascida em 7 de julho de 1930, faleceu em 1959, precocemente, aos 29 anos.
Sua carreira foi tão curta quanto expressiva. Deixou sua marca artística por gerações de apreciadores da música popular brasileira.
Dolores é lembrada décadas após seu desaparecimento como uma das referências da MPB, devido à qualidade de sua obra, mas também pelo seu pioneirismo em quanto mulher compositora em terreno dominado por homens.
Suas canções e suas interpretações ainda hoje influenciam as novas gerações, fazendo Dolores Duram ser lembrada por meio de novas produções de show e de gravações , como vem acontecendo este ano.
Dolores é reconhecida como uma intérprete versátil, cantando em vários idiomas , e por sua segurança vocal .
Fizeram época musicas como “Sabrá Dios”, “My funny valentine”, “Manias”, “Estrada do sol”, “Por causa de você”, “Fim de caso” e sobretudo “A noite do meu bem”.
As canções autorais de Dolores são o destaque em sua carreira, que alguns críticos colocam ao lado de outras grandes intérpretes brasileiras como Elizeth Cardoso e Elis Regina, por exemplo.
Cantora da noite, Dolores sabia como poucas e poucos expressar os sentimentos relativos ao amor, em especial as desilusões e frustrações nas relações.
Alguns comentaristas registram que ela própria, pessoalmente, não teria sido feliz, talvez, por lhe faltarem certos dotes em uma sociedade marcada por um machismo reinante.
A musicalidade e as letras de Dolores são estimadas e elogiadas por críticos e público fiel, sendo um convite às novas gerações.
O CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras - homenageia esta grande artista brasileira, que merece ser sempre lembrada.
CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras
Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Siga o CEPRO no Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário