quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Desmatamento e trabalho escravo


As chagas que chegam na esteira do desmatamento continuam bem abertas. Prova disso são os dados de trabalho escravo em 2012, que a Comissão Pastoral da Terra (CPT) acaba de divulgar. Segundo o relatório, este ano triplicou o número de pessoas escravizadas no desmatamento. Foram 345 trabalhadores descobertos, contra 109 do ano anterior.

Não por acaso, a Amazônia é a região que concentra os maiores índices, respondendo por cerca de 62% dos casos registrados. Na região, quase dois mil trabalhadores foram encontrados em condições análogas à escravidão. Longe de ser coincidência, é ali a fronteira por onde os tratores mais avançaram nas últimas décadas.

Dentre as atividades que mais fazem uso de mão de obra escrava, despontam na lista a produção de carvão vegetal e a pecuária – dois setores que insistem em atrelar sua produção à devastação das florestas.

Se olharmos os números que vão de 2003 a 2012, o cenário é ainda mais perturbador: foram 3476 trabalhadores em condições análogas à escravidão praticando o desmatamento nesse período. No setor da pecuária - que geralmente chega após as derrubadas - foram quase 23 mil. E os índices podem ser ainda maiores, já que nem todos os casos são descobertos e registrados.

É para dar um ponto final a esse processo degradante que o Greenpeace se uniu a milhares de brasileiros e a movimentos sociais, indígenas e ambientais para levar ao Congresso uma lei de iniciativa popular do desmatamento zero. O fim da destruição das nossas matas é um passo fundamental para uma mudança de mentalidade nos processos produtivos brasileiros.

Assine, compartilhe e junte-se a nós nessa caminhada por um Brasil mais verde, limpo e justo.

Fonte:Greenpeace.org.br 



CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Alameda Casimiro de Abreu, 292, Bairro Nova Esperança - centro
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com  

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...