quinta-feira, 12 de março de 2009

05 de março – Dia da Música Clássica


A partir de uma consulta nacional entre músicos e profissionais da música clássica em todo o Brasil, e também o público do Rio de Janeiro, com o objetivo de escolher a data comemorativa da música clássica, foi definida a data de 05 de março, em comemoração ao nascimento do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.
A criação do Dia da Música Clássica foi uma idéia de VivaMúsica!, uma revista voltada para a divulgação da programação da música clássica. Atualmente, além da revista, há também um website da publicação.
Em 2007, Heloisa Fischer procurou o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, e sugeriu a oficialização da data no Estado. Molon encaminhou projeto de lei, que foi sancionado pelo governador Sérgio Cabral em um 5 de março festivo, com sessão solene na Alerj.
Em 2008, no primeiro Dia comemorado oficialmente no estado do Rio de Janeiro, houve adesão de inúmeros municípios, como Barra do Piraí, Paty do Alferes e Paraíba do Sul.
Em janeiro de 2009, foi concluído o processo de oficialização da data por parte do governo federal, iniciado três anos antes. O presidente Luís Inácio Lula da Silva assinou decreto instituindo o Dia Nacional da Música Clássica.
O CEPRO - Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras - apoia esta iniciativa de valorizar a música dos grandes mestres, em especial, a de Villa-Lobos, considerado o maior compositor das Américas.

CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras
Avenida das Flores, n° 394 – Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Site: http://cepro-rj.blogspot.com/

CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...