sábado, 3 de junho de 2023

Projeto Expedições Ambientais: Construindo um olhar em diferentes contextos ecológicos.

 


Neste dia, 3 de junho, em que se comemora o Dia Nacional da Educação Ambiental , o CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras - enfatiza seu interesse e preocupação com o debate  ambiental.  Dentre algumas de suas atividades, destacamos a "Expedição Ambiental" que  tem como  tema “Construindo um olhar em diferentes contextos ecológicos”, uma atividade que visa dar dimensão prática aos trabalhos desenvolvidos, teoricamente, durante a Oficina Ambiental.  Daí se chamarem” Expedições Ambientais”, dado também o seu caráter “externo” ou “de campo”. No caso, conta com caminhadas pelo  bairro  Residencial Praia Âncora, de Rio das Ostras, descobrindo o seu território e as observações às margens do rio Jundiá.



O interesse por investigar os saberes e as práticas ambientais com crianças, adolescentes e famílias neste  contexto,  a observar  os impactos  socioambientais,  e a partilha do que  cada um traz em sua vivência e seu olhar estão entre seus objetivos.

Objetivos esses que visam melhorias e que auxiliem nas conquistas de uma vida saudável, o contrário do que os cidadãos e cidadãs são submetidos  pelo  processo econômico  imposto pelo capitalismo em detrimento do pleno desenvolvimento humano.

Romper as barreiras dos muros  e possibilitar o  conhecimento, a organização  e  as conquistas para a  comunidade  gerar transformações que beneficiem as realidades locais.


Observamos que, apesar de serem moradores deste bairro, as crianças e adolescentes não dominam  a geografia local. Estas atividades têm como objetivo conscientizar e sensibilizar através do olhar e da própria vivência como o morador e a moradora veem o seu bairro e sua cidade no aspecto da preservação ambiental.

O projeto Expedições Ambientais, é acompanhado por professores especializados do CEPRO,  e possibilita a oportunidade – algumas, pela primeira vez – de terem a chance de  observar e conhecer o seu território,  os impactos,  os  recursos naturais, no caso, bastante degradados. E as desigualdades como água, saneamento básico entre outros problemas que afetam diretamente a integridade das famílias. 

Com suas Expedições Ambientais, o CEPRO visa também contribuir com o futuro da nova geração – quer dizer, de nossas crianças e jovens – com vista a uma cidade mais justa, sustentável,   saudável e humana.

 

CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Endereço: Avenida das Flores, nº 394, loja 02,  Bairro: Residencial Praia Âncora, Rio das Ostras/RJ.- CEP: 28.899-419

E-mail: cepro.rj@gmail.com

Whatsapp: (22) 98809-1806

Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

 

Acesse Nossas Redes Sociais

Instagram: @cepro.riodasostras

facebook.com/CEPRO.RJ/

Twitter  @CEPRO_RJ

Youtube @Cepro_rj 

 



Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...