segunda-feira, 5 de junho de 2023

𝗗𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗔𝗺𝗯𝗶𝗲𝗻𝘁𝗲 ♻🌍

 



O Dia Mundial do Meio Ambiente 2023 tem como tema soluções para a poluição plástica, no âmbito da campanha #CombataAPoluiçãoPlástica.


Em 2023 o tema se concentrará em soluções para a poluição plástica, e, segundo especialistas, começam por escolhas de consumo.


"A gente se sente feliz quando ajuda uma pessoa, mas sabe que não está resolvendo o problema do mundo, e com a reciclagem é a mesma coisa. A gente deve cuidar e ser responsável com o nosso consumo e com o descarte de lixo, mas enquanto não houver um compromisso da indústria com o uso de materiais com possibilidade de reciclagem, esses esforços não serão efetivos", declara o professor de geografia Cesar Gomes. 


Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, metade das quais de uso único. Desse total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que entre 19 e 23 milhões de toneladas acabam em lagos, rios e mares.           


A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou em Assembleia Geral no ano de 1972 a criação do Dia Mundial do Meio Ambiente a ser marcado em 5 de junho anualmente. De lá pra cá, se passaram 50 anos desde sua primeira edição em 1973 e a crise climática continua a ser fomentada pelas ações da humanidade. 


O acordo de Paris, firmado em 2015, determinou que todos os países deveriam manter suas taxas de emissão e mitigação de carbono controladas para que a temperatura média do planeta não ultrapasse o crescimento de 2°C até 2030. No entanto, mesmo com todas as medidas anunciadas e geridas, o Brasil está no topo do ranking de países que mais emitem gases de efeito estufa (GHG), contabilizando 2,55% das emissões mundiais, ou seja, 1.259,51 milhões de toneladas em 2018, segundo metodologia de pesquisa da ONU.


Meio Ambiente é Atitude! Não deixe o lixo para trás


CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

 

CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Endereço: Avenida das Flores, nº 394, loja 02,  Bairro: Residencial Praia Âncora, Rio das Ostras/RJ.- CEP: 28.899-419

Email: cepro.rj@gmail.com

Whatsapp: (22) 98809-1806

Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

 

Acesse Nossas Redes Sociais

Instagram: @cepro.riodasostras

facebook.com/CEPRO.RJ/
Twitter  @CEPRO_RJ

Youtube @Cepro_rj 

 





Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...