quarta-feira, 23 de março de 2011

NEATES REALIZARÁ SEMINÁRIO DE SENSIBILIZAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

O Seminário de Sensibilização em Economia Solidária será realizado no dia 07 de abril deste ano, na sede da Secretaria Regional do Trabalho e Emprego, localizada na Av. Presidente Antônio Carlos, nº251 – 12º andar – Ala Norte, no centro da cidade do Rio de Janeiro. O tema do Seminário será “Políticas Públicas em Economia Solidária”.

O Seminário está sendo organizado pelo Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Empreendimentos Solidários – NEATES, juntamente com a Seção de Economia Solidária da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Apóiam ainda a organização do evento, o Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária - CEDAC, o Centro de Referência em Economia Solidária de Mesquita – CRESOL, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Queimados, a Secretaria de Trabalho de Nova Iguaçu, a Coordenação de Políticas da Igualdade Social de Japeri, as Secretarias de Promoção Social e Turismo, Comércio e Indústria de Silva Jardim, e a Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário – SEDES, do Rio de Janeiro.

A responsável pela lei que criou o Programa de Fomento à Economia Popular Solidária, a Deputada Estadual Inês Pandeló, a Coordenadora do Programa Osasco Solidária da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão e Coordenadora da Rede Nacional de Gestores Públicos, Sandra Praxedes, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico Solidário do Município do Rio de Janeiro, Marcelo Henrique Costa, confirmaram presença no evento, bem como representantes da SEDES e das Secretarias de Promoção Social e Turismo e Comércio e Indústria de Silva Jardim, que compartilharão suas experiências durante o Seminário. Gestores públicos dos municípios de Mesquita, Queimados, Japeri e Nova Iguaçu também vêm apoiando a iniciativa e deverão enviar representantes para o evento.

O Secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer, também foi convidado.

Em suas ações ao longo do ano de 2010, o NEATES/RJ constatou a necessidade de criar um espaço de diálogo sobre as Políticas Públicas em Economia Solidária. Embora já exista uma Lei que defina as diretrizes do Programa de Fomento à Economia Solidária, através de convênios com municípios, universidades, instituições de pesquisa, financeiras e entidades sem fins lucrativos, o aprofundamento do debate acerca do tema ainda é necessário.

A proposta do NEATES é trabalhar os pontos fundamentais do processo produtivo, com foco na cooperação, no respeito ao meio ambiente, e no valor da criação e gestão de um bem coletivo. O projeto é financiado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES e executado pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS, instituição de utilidade pública, fundada em 1998, com o objetivo de interagir com agentes locais, governos e instituições, contribuindo para sua organização e capacitação.

As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 25 de março, através do e-mail: neates@cieds.org.br

Informações adicionais sobre o NEATES do Rio de Janeiro podem ser encontradas no site do Cieds (www.cieds.org.br) e no Blog do Projeto (http://neatesrio.blogspot.com/).


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...