quarta-feira, 16 de março de 2011

A FORÇA DOS VENTOS

O ano de 2010 soprou a favor da energia eólica no mundo. Segundo dados recém-lançados pelo Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, da sigla em inglês), o mercado dos ventos cresceu 22% no mundo ano passado, impulsionado principalmente pela forte participação chinesa na instalação de parques eólicos – quase metade do crescimento se deu no país asiático.

A China hoje é o país com maior capacidade instalada para produzir energia a partir dos seus ventos, com 42 mil MW de potência, o equivalente a três usinas de Itaipu. O valor deixa pra trás os EUA, Alemanha e Espanha.

Na lista dos países que aumentaram seu potencial estão também a Índia e o Brasil, próximo de alcançar 1 mil MW de potência. O valor é baixo – não coloca o país nem na lista dos dez maiores produtores eólicos do mundo, apesar de seu potencial ser altíssimo. Se aproveitasse somente o que venta em nosso território, o Brasil poderia suprir até 3 vezes sua demanda de energia, segundo revela a última edição do relatório Revolução Energética.

Para Steve Sawyer, diretor do GWEC, os dados só não foram melhores porque 2010 foi um ano de crise para todas as indústrias. “2011 será melhor para as eólicas”, garante Sawyer.



CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...