quinta-feira, 4 de novembro de 2010

REMEMORANDO WALTER BENJAMIN


Walter Benjamin, nascido em Berlim no dia 15 de julho de 1892, foi ensaísta, crítico literário, tradutor, filósofo e sociólogo judeu alemão. Foi um dos mais destacados intelectuais do período entre guerras com orientação política de esquerda.

No momento em que se recordam os 70 anos de seu desaparecimento, o alcance atual de usa obra pode ser avaliado pelo número de publicações, encontros e exposições em sua homenagem em ambos os lados do Atlântico.

Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica, foi fortemente inspirado tanto por autores marxistas, como Georg Lukács e Bertolt Brecht, como pelo místico judaico Gershom Scholem. Atuou junto a outros intelectuais, com destaque para Theodor Adorno.

O seu trabalho, combinando idéias aparentemente antagônicas do idealismo alemão, do materialismo dialético e do misticismo judaico, constitui um contributo original para a teoria estética.

Tanto no Brasil como na América Latina se atribuiu muita importância ao seu legado político, onde o trabalho sobre o Estado de exceção foi relido à luz dos recentes ciclos ditatoriais ocorridos na região.

As gerações de leitores que tiveram contato com as obras de Benjamin o viram como um dos baluartes no combate à cultura do horror e terror instalada por seguidas ditaduras, resultando em cárceres, torturas, “desaparecimentos” e exílios.

Walter Benjamin faleceu em Portbou, vilarejo espanhol, no dia 25 de setembro de 1940. Sua morte está envolta de mistério. Sabe-se que foi detido pela polícia franquista em 1940, quando tentava chegar a Portugal para dali embarcar para os Estado Unidos. Consta que cometeu suicídio durante a fuga.

O CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – junta-se às demais homenagens no país e pelo mundo afora a este inquieto e original intelectual. E sempre lembrando: Tortura, nunca mais!


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário: