quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2011 EM SENEGAL VAI REAFIRMAR LUTAS DOS POVOS AFRICANOS

Em 2011, o Fórum Social Mundial retornará à África. A cidade escolhida foi Dacar, capital do Senegal, que será palco de uma edição centralizada entre os dias 6 e 11 de fevereiro. Dessa vez, diferentemente de anos anteriores, o FSM 2011 não acontecerá no mesmo período do Fórum Econômico de Davos, na Suíça.

Com enfoque na história de resistência e luta dos povos africanos, o Fórum Social Mundial 2011 buscará a interface necessária com as lutas e as estratégias globais comuns à África e ao resto do mundo. Os organizadores dizem que o retorno ao continente africano, já que houve uma edição em Nairóbi, no Quênia, "é uma expressão da solidariedade e do apoio do movimento social internacional à África, tendo em vista que o povo africano corre o risco de pagar pela crise atual do capitalismo, já estando enfraquecidos pelos programas de ajustes estruturais das décadas de 1980 e 1990".

O campus da Universidade Cheik Anta Dioup será o local central da realização do FSM 2011. Serão seis dias de debates, com atividades como marcha de abertura, dia da África e da diáspora, ações autogestionadas e assembleias temáticas. Serão abordadas, na ocasião, as quatro dimensões da crise: social, geopolítica, ambiental e ideológica.

Como sempre, o Fórum Social Mundial servirá como espaço dedicado a fortalecer a capacidade ofensiva contra o capitalismo neoliberal e seus instrumentos, de modo a aprofundar as lutas e resistências contra o imperialismo e a opressão globais. Em contraposição a tudo isso, o FSM 2011 irá propor alternativas democráticas e populares, igualmente globais.

Fonte: Fenae Net
CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436

Comunidade no Orkut:

Nenhum comentário: