domingo, 16 de janeiro de 2011

LULA RESPONDE A BLOGUEIROS: UMA ENTREVISTA HISTÓRICA

“Nunca antes na história deste país”, um presidente da República se fez entrevistar por um grupo de blogueiros. Foi o que aconteceu em 24 de novembro do ano passado num encontro de cerca de 2 horas, em Brasília.

Este momento inédito na comunicação brasileira representou um marco histórico: a blogosfera subiu a rampa do Palácio do Planalto. Entretanto, de maneira independente. Os blogueiros ali reunidos queriam respostas a questões mal resolvidas ou a ações não efetivadas pelo governo.

O ineditismo da entrevista ainda se deu pelo fato de os entrevistados não representarem uma elite que tenta se fazer de “opinião pública”. Mas, ao contrário, por representarem uma maioria, normalmente, sem voz.

Tal acontecimento suscitou irritação da mídia tradicional e comercial que faz da notícia mais um negócio. Também raivosos ficaram os “francos-atiradores” a serviço dos seus donos, que sonham tornar a internet em seu quintal ou mais um dos seus produtos.

A prova de que não se tratava de um encontro entre amigos, de uma reunião “chapa-branca”, foi o teor das perguntas que, mesmo respeitando a história do presidente-metalúrgico, em geral, colocaram o entrevistado na posição de enfrentar uma realidade exposta.

As perguntas tratavam de diversos temas, como: a democratização dos meios de comunicação; as cotas raciais na educação; o Plano Nacional dos Direitos Humanos, a tortura e os desaparecidos políticos; o capital estrangeiro na mídia; as 40 horas semanais e o fator previdenciário; a reforma política, entre outros.

Um resumo da entrevista pode ser encontrado no portal: www.revistaforum.com.br

Ao final da entrevista, o presidente Lula confessou que, ao terminar o seu mandato, pensa em se tornar um blogueiro ou um tuiteiro ou mesmo “ser um monte de coisas que eu não fui até agora”.

Então, é aguardar para ver.

Fonte: Revista Fórum nº 93, dezembro de 2010

Diretoria do CEPRO


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436

Comunidade no Orkut:


Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...