segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

HOMENAGEM A FREDERICO FELLINI, CINEASTA ITALIANO

Federico Fellini nasceu em Rimini, na Itália, no dia 20 de janeiro de 1920 e foi um dos mais importantes cineastas italianos, sendo aclamado em todo o mundo. Neste ano, completaria 90 anos de nascimento.

Fellini ficou eternizado pela poesia de seus filmes que, mesmo quando faziam sérias críticas à sociedade, não deixavam a magia do cinema desaparecer. O cineasta ficou conhecido pelo estilo peculiar que funde fantasia e imagens barrocas. È considerado uma das maiores influências e um dos mais admirados diretores do século XX.

Nascido e criado em Rimini, além da cultura local, as experiências de sua infância vieram a ter uma parte vital em muitos de seus filmes, em particular em “Os Boas Vidas” (1953) e “Amarcord” (1973). Mas nem todos os seus filmes foram autobiográficos.

Em 1953, recebeu um Oscar de Honra em reconhecimento de suas obras que, ao mesmo tempo, chocavam e divertiam audiências mundo a fora. No mesmo ano, no dia 31 de outubro, veio a falecer, em Roma, aos 73 anos.

Ganhou quatro Oscars na categoria de melhor filme estrangeiro como os trabalhos: “A Doce Vida” (1960), “Oito e meio” (1963), “Satyricon” (1969) e “Amarcord” (1974).

Fellini recebeu ainda uma Palma de Ouro no Festival de Cannes com o filme “A doce Vida”, considerado um dos melhores e mais importantes do cinema mundial. Neste filme atuou o conhecido a aclamado ator italiano Marcello Mastroianni.

Federico Fellini dirigiu muitos outros filmes e mereceu inúmeros prêmios internacionais. Deixa um legado artístico memorável, com uma combinação única de memória, sonhos, fantasias e desejos.

Sua obra é um verdadeiro brinde à vida.

Diretoria do CEPRO

Fonte: Enciclopédia Wikipédia


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário: