“O balão vai subindo, vem caindo a garoa. O céu é tão lindo e a noite é tão boa. São João, São João, acende a fogueira no meu coração.”
Quem não cantou e se encantou com essa música de Carlos Braga e Alberto Ribeiro? Ou não colocou chapéu de palha e dançou a quadrilha com o balancê e o caminho da roça? Ou ainda resistiu às delícias dessa festa?
As festas juninas são comemoradas em todo o país e representam uma das mais ricas manifestações culturais brasileiras. No entanto, na mesma medida em que essas tradições culturais permanecem, apesar das profundas mudanças estruturais do Brasil — que em pouco mais de meio século passou de eminentemente rural à condição de urbano —, começam a se esgarçar na memória das novas gerações de brasileiros as origens desses festejos.
As crianças continuam dançando a quadrilha no mês de junho, julho e em alguns casos até em agosto. Porém, não conhecem mais a história da festa e de seus santos, o significado de seus rituais, as letras das músicas mais tradicionais e a grande contribuição deste festejos em nossa cultura popular. Por isso, como fechamento do Projeto Cidadania, Arte e Cultura convidamos você amigo(a), aluno(a) e colaborador(a) para o 4º arraial do CEPRO.
CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.
Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Comunidade no Orkut:
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário