domingo, 3 de abril de 2011

FESTIVAL É TUDO VERDADE TRAZ VARIEDADE TEMÁTICA DE FILMES NACIONAIS A CINEMAS DO RIO E SP


Por Agência Brasil

Com o objetivo de estimular a cultura do documentário no Brasil, o festival É Tudo Verdade entra na sua 16ª edição trazendo 92 filmes, de 29 países, a cinemas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Além da produção nacional, o festival também traz filmes latino-americanos para estimular “o intercâmbio e o debate entre os realizadores e críticos da região”, segundo afirmou o fundador e diretor da mostra, Amir Labaki.

“A variedade temática e estilística é uma marca essencial do documentário brasileiro contemporâneo. Na América Latina, é ainda muito forte o debate sobre a herança maldita das ditaduras militares dos anos 60 a 80, seja quanto às vítimas da repressão ou ao impacto negativo rumo a maior justiça social”, disse Labaki à Agência Brasil.

Segundo ele, em contraste com o cinema não ficcional brasileiro, a produção latino-americana tem abordagem mais confessional e dá preferência ao cinema direto (ou cinema verdade), em que a câmera é mais uma observadora do que está sendo retratado, procurando não interferir no que está sendo filmado. A semelhança entre o cinema documental brasileiro e o latino-americano está na ênfase às questões nacionais. “O foco na história e na cultura de cada país é marca inegável da produção brasileira e latino-americana”, afirmou Labaki.

Um dos representantes nacionais no evento é o filme Vocacional, Uma Aventura Humana, do diretor Toni Venturi. O documentário retrata a escola onde o diretor estudou, o Ginásio Vocacional de São Paulo, que foi destruído pela ditadura militar.

“Os ginásios vocacionais foram de uma ousadia pedagógica impressionante e ainda não havia um filme sobre eles”, disse o diretor, ressaltando que com esse filme pretende discutir os rumos da educação pública no Brasil.

Para o diretor, o documentário não muda o mundo, “como pensavámos nos anos 60 e 70”. Mas tem outra função: “Se ajudar a descobrir um pouco sobre o que é ser brasileiro e o que é o Brasil, já está bom demais”, afirmou Venturi.

O festival É Tudo Verdade vai até o dia 10 de abril, com entrada gratuita. A programação está disponível no site http://www.itsalltrue.com.br


CEPRO – Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ 

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...