domingo, 22 de agosto de 2010

ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA COMPLETA 70 ANOS

A música de concerto tem diversificadas formas de se manifestar. Uma delas – e das mais importantes – é a formação instrumental a que se dá o nome de orquestra sinfônica.

Uma orquestra típica é formada por naipes de instrumentos que, normalmente, se acham dispostos em semicírculos em torno do maestro ou regente postado, comumente, sobre um podium ou tablado.

Os naipes instrumentais usuais são o de cordas, de madeiras, de metais e de percussão. Os naipes, por sua vez, são subdivididos conforme os instrumentos. Completa o conjunto da orquestra o piano, a harpa, dentre outros.

No Brasil e no mundo, muitas orquestras granjearam renome. Como também muitos dos seus regentes.

Este ano comemora-se o 70º aniversário da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). O seu concerto inaugural ocorreu em 11 de julho de 1940. Como primeiro diretor artístico foi indicado o regente húngaro, exilado no Brasil, Eugen Szenkar.

A sua criação foi inspirada pela apresentação da Orquestra da NBC em turnê no Brasil, sob a regência do célebre Arturo Toscanini. Três professores da Escola Nacional de Música tomaram a iniciativa para a sua fundação, idéia esta abraçada pelo conhecido maestro José Siqueira.

De 1940 aos dias de hoje passaram pela OSB vários diretores artísticos, após Szenkar: Lamberto Baldi, Eleazar de Carvalho, Alceo Bocchino, Isacc Karabtchevsky, dentre outros. O atual diretor, desde 2005, é Roberto Minczuk.

A OSB, sem dúvida, constitui-se em uma das mais importantes formações orquestrais do país e tem contribuído, imensamente, para a difusão do repertório da musica clássica.

Manter e mesmo ampliar este acesso ao mundo da música de concerto tem sido um dos desafios para aqueles que, de alguma forma, tratam das manifestações culturais em nosso país.

O CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras –, que valoriza, divulga e promove as ações e atividades artísticas, tem nas audições de música, em particular de concerto, um veículo importante de iniciação musical de crianças e jovens neste universo estético, sem excluir outras manifestações.


 CEPRO –  Um Projeto de Cidadania, Educação e Cultura em Rio das Ostras.

Avenida das Flores, n° 394 - Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras
Tel.: (22) 2760-6238 e Cel.:(22)9966-9436
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Blog: http://cepro-rj.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55263085
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO FISCAL TRIÊNIO 2022-2025

    EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA E DO CONSELHO FISCAL TRIÊNIO 2022-2025   ...