domingo, 27 de junho de 2010

ACORDO VISA REDUZIR LIXÕES NO RIO DE JANEIRO




Recente notícia veiculada pela imprensa informou que o estado do Rio de Janeiro virá adotar modelo europeu de reciclagem com a promessa de que o lixo produzido estará perto de “sumir de rios, lagos e aterros clandestinos”.

Um acordo de cooperação assinado entre a Secretaria Estadual do Ambiente e Portugal visa reduzir o volume de resíduos recicláveis nos lixões.

Assim, o projeto aumentará dos atuais menos de 3% dos resíduos recicláveis para mais de 50% em relação ao volume total de recicláveis gerados no estado.

O modelo tem como idéia central estimular as indústrias a gerir todos os tipos de resíduos com “benefício imediato para o meio ambiente”. Esses resíduos vão desde plástico e papel a carcaças de automóveis, passando por artigos eletrônicos.

Para viabilizar o projeto, a legislação ambiental deverá ser aprimorada “de modo a responsabilizar a indústria pelo lixo final de seus produtos”.

A medida propõe resolver o problema de um terço do lixo do estado ir para lixões, rios e lagoas.

Este acordo com Portugal seria um primeiro passo para “mudar o quadro ainda caótico da gestão do lixo no estado”.

Para o CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – tais iniciativas diante da complexidade e custos precisam ser melhor conhecidas e debatidas. E,depois, não ficarem apenas no papel como tantas outras conhecidas.

A sociedade civil organizada tem o papel importante a desempenhar nesta como em outras questões de interesse da coletividade.



CEPRO – Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras

Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
Siga o CEPRO no Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ  

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...