terça-feira, 17 de novembro de 2009

E tudo começou com a luta do Betinho!










Brasil é primeiro colocado em ranking internacional de combate à fome


A organização não governamental (ONG) Action Aid Internacional concedeu neste último dia 16 de novembro, segunda-feira, um prêmio ao Brasil pelos esforços no combate à fome. Segundo um ranking organizado pela entidade, o país teve o melhor desempenho na redução do problema, seguido pela China e Índia.
Segundo o diretor internacional da Action Aid, Adriano Campolina, o principal motivo para que o Brasil seja o líder do ranking foi o fato de 10 milhões de pessoas terem saído da pobreza extrema nos últimos anos. De acordo com ele, o Brasil conseguiu a redução combinando o crescimento econômico com políticas de combate à pobreza e agricultura familiar.
Para o diretor da entidade, "a fome é um fenômeno muito complexo, você não consegue acabar com ela imediatamente. Mas a redução do Brasil foi extremamente substancial, não só rápida como sustentada. Foram políticas coordenadas que deram ênfase à transferência de renda e ao mesmo tempo à agricultura familiar e à produção sustentável".
Foi iniciado nesta segunda-feira, dia 16 de novembro, em Roma, a Cúpula Mundial de Segurança Alimentar, promovida pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos principais líderes mundiais convidados a participar da cúpula. Lula e outros chefes de Estado participaram do evento, que vai até o dia 18 de novembro. Na abertura do evento foram apresentadas as experiências brasileiras que conseguiram reduzir a subnutrição no país como o Bolsa Família, o Fome Zero e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
De acordo com o secretário-geral da FAO, Jacques Diouf, a crise alimentar atinge um sexto de população mundial e configura-se em uma grande ameaça à segurança e à paz mundial. Para ele, a comunidade internacional precisa chegar a um consenso pleno quanto à eliminação rápida e total da fome no mundo.
Segundo o novo relatório da FAO, a situação quanto à segurança alimentar em 2009 é grave e o número de pessoas que passam fome e sofrem com a desnutrição chegará a 1,2 bilhão, um novo e triste recorde desde 1970.
Parabéns ao governo Lula e suas importantes ações na busca pela redução e consequente eliminação da fome no país. E tudo começou com a luta do Betinho!


CEPRO – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras
Um projeto de cidadania, educação e cultura em Rio das Ostras


Avenida das Flores, nº 394 – Bairro Residencial Praia Âncora
Rio das Ostras – RJ
Telefone: (22) 2760-6238 / (22) 9834-7409
E-mail: cepro.rj@gmail.com
Twitter: http://www.twitter.com/CEPRO_RJ

Nenhum comentário:

CONAE Publicado cronograma das conferências estaduais da Conae A etapa estadual será realizada em todas as unidades da Federação. As datas estão disponíveis na página da Conae 2024

  A  maioria das  u nidades da Federação já agendou as datas para o lançamento e a realização das conferências estaduais, que antecedem a  C...